Por: Paula Vieira

CORREIO CARIOCA | Fala Meu Povo na Feira do Lavradio

Projeto Fala Meu Povo se apresenta, neste sábado (22), no Samba da Feira | Foto: Divulgação/Arteiras

O Samba da Feira volta a movimentar o Lavradio neste sábado (22) com a roda do Fala Meu Povo, as 14h. O grupo dedicado ao samba raiz é formado por nomes como Aldo Ribeiro, Ricardo Xuxu, Nega Deyse, Thiago Togun e Bico Doce da Mangueira.

No repertório, os músicos cantarão sucessos de artistas como Zeca Pagodinho, Arlindo Cruz, Fundo de Quintal, Almir Guineto, Clara Nunes e Alcione e pagodes dos anos 90. O evento começa às 11h, com DJ e área gastronômica que reúne expositores tradicionais, como Latifa, Sabor da Roça, D'Ju, Brewteco, entre outros. 

Últimos dias para aproveitar a Rio Restaurant Week

Restaurantes de toda a cidade participam do Festival | Foto: Bruzzi/Arteiras

A Rio Restaurant Week entra nos últimos dias, reunindo menus especiais em mais de 90 restaurantes até 30 de novembro, para os amantes da gastronomia. A 30ª edição propõe "Uma Volta pela Itália", com menus completos, com entrada, principal e sobremesa, a partir de R$ 59,90. Destaque para as casas da Barra, Recreio e Zona Oeste, que aderiram em peso. Para Fernando Reis, idealizador, "a cada edição, cresce o desafio de inspirar chefs e empresários" e de unir tradição italiana aos temperos brasileiros. Cada menu ainda pode gerar uma doação de R$ 2 ao INCAvoluntário. Restaurantes e horários em restaurantweek.com.br.

 

Rua do Senado, a mais legal do mundo

Grande movimento na região da rua do Senado, no centro da capital fluminense | Foto: Eduardo Anizelli/ Folhapress

Mais um ponto para o turismo carioca! A Rua do Senado, no Centro do Rio, foi eleita pela revista inglesa 'Time Out' como a rua mais "cool" do mundo em 2025, a primeira da América do Sul a liderar o ranking. O endereço conquistou a lista por unir história, boemia e uma cena cultural em transformação, marcada por rodas de samba, bares autorais, antiquários e novos espaços de arte. A escolha reforça a revitalização do Centro e coloca a rua no radar internacional como símbolo da mistura entre tradição e a pluraridade cultural carioca.

 

Protagonismo negro no Brasil no espetáculo 'DeNegrir'

Projeto tem apoio do Ministério da Cultura e Gov do RJ | Foto: Divulgação/DeNegrir

O espetáculo 'DeNegrir' começou a circular nesta quarta (19), no CEFET, incentivando o público a refletir sobre como expressões do cotidiano carregam conotações racistas. Idealizada por Salasar Junior, a obra multilinguística une dança, teatro, poesia, videografismo e Libras para transformar linguagem em denúncia e cura. "A provocação começa pelo título. 'Denegrir' revela como ainda operamos sob pilares racistas", destaca o diretor. A próxima apresentação acontece no domingo (22), às 18h, na Areninha Cultural Herbert Vianna, com entrada gratuita. Segundo Salasar, o espetáculo é "um grito poético e um gesto de cura", inspirado em pensadores como Lélia Gonzalez e Neusa Santos. Para o diretor teatral Fábio França, 'DeNegrir' convoca o público a reconhecer o protagonismo negro na formação do Brasil. A classificação é de 16 anos.

 

30ª Parada LGBTI neste domingo

A concentração será a partir das 11h, no Posto 5 - DIvulgação | Foto: Prefeitura do Rio

A 30ª Parada do Orgulho LGBTI de Copacabana acontece neste domingo (23), com concentração às 11h, no Posto 5, reafirmando a Avenida Atlântica como palco da luta por direitos e da celebração da diversidade. A Prefeitura do Rio montou operação especial com ações de saúde, cidadania, prevenção, segurança e limpeza. Segundo a coordenadora da CDS, Diana Conrado, a proposta é fazer do evento "um espaço de cuidado, acolhimento, saúde e acesso real a direitos", destacando que a Parada simboliza tanto mobilização social quanto impacto turístico no Rio.