Por: Paula Vieira

Rio Restaurant Week entra em sua etapa final

Restaurantes de toda a cidade participam do Festival | Foto: Bruzzi/Arteiras

Entrando na reta final, a 30ª edição da Rio Restaurant Week segue até 30 de novembro e movimenta a cena gastronômica da capital carioca com menus temáticos que homenageiam a culinária italiana. A proposta, batizada de “Uma Volta pela Itália”, inspira chefs a revisitarem clássicos da cozinha mediterrânea, indo de massas e embutidos a doces tradicionais, em criações exclusivas para o festival.

Segundo a organização, mais de 90 restaurantes participam em toda a capital, incluindo casas nas Zonas Sul, Sudoeste e arredores. É um número recorde, que reforça a dimensão do evento, considerado o maior festival gastronômico da América Latina. A ideia é democratizar o acesso à boa mesa com menus completos, com entrada, prato principal e sobremesa, a preços fixos que variam entre R$ 59,90 e R$ 149,00.

Macaque in the trees
Carbonara do Restaurante Merci é um dos destaques do Rio Restaurant Week | Foto: Divulgação

Idealizador do festival, Fernando Reis destaca o papel cultural e criativo do festival: “A Restaurant Week é hoje o principal festival gastronômico da América Latina. A cada edição, cresce o desafio de inspirar chefs e empresários, além de motivar o público a embarcar em novas jornadas de sabor e resgatar o prazer da mesa compartilhada. Nossa proposta é valorizar a simplicidade que encanta, convidando os chefs a apresentarem receitas clássicas ou a ousarem em criações que unam a tradição italiana aos ingredientes e temperos brasileiros”.

Rio Restaurant Week destinará valores de cada menu para o INCAvoluntário

Como de costume, o evento mantém uma ação social: a cada menu vendido, o público pode doar R$ 2 ao INCAvoluntário, área de ações sociais do Instituto Nacional de Câncer.

A gerente-geral da instituição, Fernanda Vieira, celebra a parceria: “Ficamos muito felizes em fazer parte dessa edição especial da Rio Restaurant Week. É inspirador ver um festival gastronômico dessa dimensão incluir a solidariedade no cardápio. A soma de pequenos gestos, como esse, faz uma enorme diferença na vida de quem enfrenta o câncer”.

Os menus estão divididos entre as categorias Tradicional, Plus, Premium e Diamond, distribuídos em restaurantes de perfis variados, de casas tradicionais a cozinhas contemporâneas, bistrôs, redes e espaços de hotéis. Entre os participantes, estão nomes como Ceviche da Fabi, Coco Bambu, L’Entrecôte de Paris, Irajá Redux, Bene, Tragga, Ninetto, Margutta, Vizinho Gastrobar, entre outros.

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Bifum do Yunmei mostra que o festival também mistura tradições e vai além da Itália | Foto: Divulgação

Além do festival, muitos restaurantes oferecem combos especiais, como Coca-Cola ou cerveja Therezópolis em valor promocional para quem optar pelo Menu Week. Toda a programação, horários e reservas podem ser consultados no site restaurantweek.com.br.

Com poucos dias restantes, o evento segue como oportunidade para quem quer mergulhar em menus criativos, provar novos chefs e revisitar clássicos italianos com toque carioca. Os preços continuam sendo um dos principais atrativos da semana gastronômica.