O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou que o Brasil tem sido um "péssimo parceiro comercial em termos de tarifas", e que tem tratado os EUA muito mal por muitos anos. A fala foi feita nesta quinta-feira (14) em resposta a uma pergunta sobre o governo norte-americano estar preocupado com a aproximação entre China, Brasil e México.
Trump afirmou que não está "nem um pouco" preocupado com as parcerias firmadas entre os três países. "Eles podem fazer o que quiserem, eles não estão indo muito bem", disse.
Ele acrescentou que o Brasil sempre cobrou tarifas altíssimas, enquanto os EUA "não estavam cobrando nada".
"Eles nos trataram muito mal como parceiros comerciais, por muitos e muitos anos. É um dos piores países do mundo por isso. Eles cobram tarifas altíssimas e dificultaram muito fazer qualquer coisa. Então, agora eles estão sendo cobrados com tarifas de 50% e não estão felizes, mas é assim que funciona".
Apoio a Bolsonaro
O presidente dos EUA ressaltou apoio ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que está em prisão domiciliar desde a segunda-feira (4/08). Para Trump, o Brasil tem leis "muito ruins" em vigor, e que a prisão de Bolsonaro é uma "execução política".
"Pegaram um presidente e o colocaram na cadeia, ou estão tentando prendê-lo. Eu conheço o homem, e posso dizer que sou muito bom com pessoas. Acho que ele é um homem honesto e que o que eles fizeram é, na verdade, uma execução política que estão tentando fazer com o Bolsonaro", disse.
Medidas contra tarifaço
O presidente Lula lançou, na quarta-feira (13), o Plano Brasil Soberano, destinado a proteger exportadores e trabalhadores afetados pela tarifa de 50% imposta por Washington a produtos brasileiros.
No evento, o petista afirmou que o tarifaço imposto pelo governo de Donald Trump pode acabar prejudicando os próprios cidadãos dos Estados Unidos.