No 'Lance! Talks', evento realizado na Câmara Municipal do Rio de Janeiro, nesta terça-feira (18), para discutir o futuro do Rio como capital nacional dos grandes eventos esportivos, o presidente da Câmara dos Vereadores, Carlo Caiado (PSD), respondeu, durante o painel "Rio em alta velocidade: o novo Autódromo", às falas de Ricardo Nunes, prefeito de São Paulo, de que a Fórmula 1 nunca trocaria o autódromo de Interlagos pelo futuro Autódromo de Guaratiba, que será construído na Zona Sudoeste do Rio de Janeiro com investimento de mais de R$ 1.3 bilhão da iniciativa privada.
"Acho que ele [Nunes] deveria dar as mãos pro prefeito Eduardo Paes e buscar que tenha dois GP de F1 no Brasil, pra que São Paulo não perca a sua corrida. Se tiver essa disputa, eu tenho certeza que o GP será no Rio de Janeiro. Não tem como não ser, é só comparar todos os aspectos. Pode ter certeza que será no Rio de Janeiro", disse.
Com início das obras previsto para 2026, o Autódromo de Guaratiba terá capacidade para receber cerca de 360 mil pessoas e deve ficar pronto até 2029.
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"O autódromo gera oportunidades em vários segmentos e cria um ciclo virtuoso de renda", ressaltou Caiado, que também lembrou que a iniciativa surgiu das discussões sobre o legado do antigo Autódromo de Jacarepaguá, que foi demolido para a construção do Parque Olímpico da Barra. "Criamos uma frente parlamentar para discutir o legado do antigo autódromo. Era uma pauta que não podia se perder, e o Legislativo assumiu essa responsabilidade", disse.
Quem também participou do painel foi o presidente-executivo do Visit Rio, Luiz Strauss, que apontou a construção do autódromo como uma chance para atrair entretenimento para um público de maior poderio aquisitivo, aquecendo novas formas de turismo na Cidade Maravilhosa.
"O calendário de eventos atrai públicos de maior gasto médio. Um equipamento desse porte irradia desenvolvimento, gera emprego e abre portas para eventos que hoje o Rio não consegue sediar", afirmou.
De fato, a modalidade mais nobre do automobilismo mundial é uma oportunidade de ouro para a economia das principais capitais do mundo. O Grande Prêmio de Fórmula 1 de São Paulo, disputado anualmente no mês de novembro no Autódromo de Interlagos, é o principal evento do calendário esportivo paulistano. Somente em 2025, a edição do GP movimentou cerca de R$ 2.3 bilhões na economia de São Paulo, tendo criado mais de 23.7 mil vagas de emprego no período. Mais do que isso, o evento movimenta o turismo na cidade.
"A Fórmula 1 registrou público de 291.717 pessoas em 2024, sendo 54,2% provenientes de outras cidades e estados e 15,8% de fora do país. São Paulo é uma cidade global, e isso se reflete na nossa infraestrutura e na capacidade de receber grandes públicos internacionais. Contamos com uma rede hoteleira grande e diversificada, gastronomia premiada e opções de lazer e cultura que atendem aos mais variados perfis de visitantes. A SPTuris, em parceria com a Prefeitura, Embratur e entidades do trade turístico, vem trabalhando em ações de hospitalidade e informação turística para garantir que o visitante se sinta bem acolhido desde o desembarque até a saída. Também temos reforçado os serviços de mobilidade urbana e sinalização turística, além de capacitar profissionais e voluntários para o atendimento multilíngue. Nosso objetivo é oferecer uma experiência à altura do que São Paulo representa! Uma cidade vibrante, diversa e aberta ao mundo”, afirmou o presidente da SPTuris, Gustavo Pires, ao Correio da Manhã.
Na edição de 2025, a rede hoteleira de São Paulo registrou lotação máxima durante o fim de semana do GP de Interlagos.
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É por isso que o interesse em trazer a Fórmula 1 para o Rio de Janeiro é tão grande. A batalha, porém, não será nada fácil, já que o circuito de Interlagos é um dos mais tradicionais do Mundial de F1. Considerada uma das pistas "raízes" do torneio, Interlagos exige muito dos pilotos e tem um traçado que proporciona oportunidades para quem gosta de corridas à moda antiga.
E o público tem respondido cada vez mais às edições de Interlagos. Neste ano, com ingressos esgotados, a edição bateu recorde de público, levando 303.627 pessoas ao Autódromo de Interlagos ao longo dos três dias de evento.