Política

Eduardo Bolsonaro desiste de ser suplente em chapa para o Senado

Ex-deputado Eduardo Bolsonaro disse ter desistido da suplência na chapa de André do Prado para não "colocar em risco" a candidatura

Eduardo Bolsonaro desiste de ser suplente em chapa para o Senado
Dos EUA, Eduardo Bolsonaro enviou um vídeo à convenção do PL Crédito: Reprodução/PL YouTube

O ex-deputado Eduardo Bolsonaro (PL) anunciou nesta quarta-feira (29) que não será mais o primeiro suplente na chapa ao Senado do deputado estadual por São Paulo André do Prado (PL). Em suas redes sociais, Eduardo, que teve sua inelegibilidade decretada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) na sentença que o condenou a 4 anos e 2 meses de prisão e pelo crime de coação no curso do processo, disse ter consultado advogados antes de tomar a decisão.

“Após ouvir advogados em quem confio e refletir profundamente sobre o atual cenário brasileiro, decidi não seguir adiante com o registro da chapa encabeçada pelo deputado estadual e candidato a senador André do Prado, na qual eu ocuparia a posição de primeiro suplente”, disse o ex-deputado.

“Fui fortemente aconselhado a não criar qualquer circunstância que pudesse colocar em risco uma candidatura ao Senado que considero estratégica para o futuro do Brasil. Nunca fiz política por cargos. Minha missão sempre foi defender a liberdade, a Constituição, a família e os valores que representam milhões de brasileiros”, afirmou.

A candidatura de Eduardo Bolsonaro como primeiro suplente na disputa pelo Senado havia sido confirmada por André do Prado na convenção nacional do PL, no sábado (25). Na ocasião, em conversa com o Correio da Manhã, o presidente da Assembleia Legislativa de São Paulo disse que faria questão de ter o ex-deputado na chapa.

“O Eduardo está reunido com sua equipe jurídica e em breve faremos um pronunciamento sobre ele na suplência”, disse André do Prado.

Condenação

Em junho, a Primeira Turma do STF condenou o ex-deputado por negociar sanções do governo dos Estados Unidos a autoridades brasileiras para tentar interferir no julgamento da ação penal por tentativa de golpe de Estado, que tinha entre os réus o ex-presidente Jair Bolsonaro.

Com residência nos Estados Unidos desde fevereiro de 2025, Eduardo enviou um vídeo à convenção do PL para declarar apoio a Flávio Bolsonaro. Na mensagem, o ex-deputado pediu união da direita e a superação de “projetos pessoais”.