Por: Redação

Primeira mulher eleita superintendente do HC da Unicamp é homenageada na Alesp

A professora e cirurgiã Elaine Cristina de Ataide, primeira mulher superintendente do Hospital das Clinicas (HC) de Campinas | Foto: Larissa Navarro/Alesp

A professora e cirurgiã Elaine Cristina de Ataide, primeira mulher superintendente do Hospital das Clinicas (HC) de Campinas, foi homenageada na tarde desta quinta-feira (5) na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo.

O evento foi promovido pela deputada Ana Perugini (PT), coordenadora da Frente Parlamentar do Sistema Cross na Alesp. Segundo a parlamentar, Elaine ocupou esse cargo em um momento muito difícil, durante a pandemia de Covid-19, quando milhares de pessoas aguardavam atendimento em hospitais de alta complexidade, como é o caso do Hospital das Clínicas da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

Hoje, o HC da Unicamp atende a todos os tipos de casos de alta complexidade, de transplantes a cirurgias, sendo referência para mais de 6 milhões de pessoas na região. "As 60 cidades ao redor nos enviam pacientes para atendimento", reforçou a superintendente, que agradeceu ao empenho dos parlamentares no envio de emendas de custeio à instituição.

Por ser um hospital escola, o HC forma por ano aproximadamente 300 médicos residentes em diversas especialidades, além de 120 alunos de medicina.

Ana Perugini agradeceu a liderança que vem sendo exercida no HC. "Nós temos que enaltecer mulheres que ocupam esse espaço e que dão tudo de si para fortalecer a saúde pública", salientou.

Estiveram presentes na homenagem o diretor da Departamento Regional de Saúde de Campinas, Jorge Cury, além do coordenador de Assistência do Hospital das Clínicas, Paulo Eduardo Neves Ferreira Filho; o coordenador-geral e responsável técnico do Departamento de Enfermagem, Joaquim Antônio Graciano; o professor da instituição, Élcio Hirano; e o médico cirurgião Ivan Toro.

Perfil da homenageada

A professora e cirurgiã Elaine Cristina de Ataide foi eleita em 2022 a primeira mulher a comandar o Hospital de Clínicas da Unicamp nos 37 anos de história da instituição.

Além de ocupar o cargo de superintendente, ela é docente da disciplina de Moléstias do Aparelho Digestivo, coordenadora clínica da equipe de transplante hepático e coordenadora associada do Gastrocentro (Centro de Diagnóstico de Doenças do Aparelho Digestivo), uma das sete unidades que compõem o complexo hospitalar da universidade.