Por:

Festival de Curitiba é palco para o país inteiro

A sabedoria dos Pais | Foto: Divulgação

Com mais de três décadas de história, o Festival de Curitiba se consolidou como o principal evento de artes cênicas do Brasil. A 34ª edição, que acontece de 30 de março a 12 de abril, reúne 435 atrações em teatros, espaços culturais, ruas, praças e instituições de Curitiba e região metropolitana, atraindo público de todo o país. Em 2025, o evento recebeu mais de 200 mil pessoas. A bilheteria oficial abre nesta terça-feira pelo site www.festivaldecuritiba.com.br e pela bilheteria física no Shopping Mueller.

"Já são 34 edições em que celebramos o teatro, a arte e a cultura de vários cantos do país e do mundo, sempre com uma programação diversa, acessível e pensada para todas as pessoas, promovendo o mercado da economia criativa de Curitiba e região", explica o diretor Leandro Knopfholz. A abrangência do festival reflete sua vocação democrática: teatro, dança, circo, humor, música, oficinas, performances e gastronomia convivem em uma programação que dialoga com todos os públicos.

A Mostra Lucia Camargo, principal vitrine do festival, traz mais de 30 espetáculos selecionados por curadoria formada pela produtora Daniele Sampaio, a atriz e diretora Giovana Soar e o crítico teatral Patrick Pessoa. "A seleção é muito preciosa, não só pela qualidade dos espetáculos, mas pela solidificação e celebração de grupos e companhias que fizeram história nessas mais de três décadas do Festival de Curitiba", destaca a diretora Fabíula Passini. A mostra celebra o teatro como arte coletiva, homenageando grupos teatrais importantes e eternizando a memória de grandes nomes das artes cênicas brasileiras. Além das produções nacionais, há espetáculos internacionais da Alemanha, Argentina e Moçambique.

Macaque in the trees
Um Ensaio Sobre a Cegueira | Foto: Fernando Lara/Divulgação

Entre os destaques confirmados estão nomes como Malu Galli, Du Moscovis, Herson Capri, Natália do Vale e Walter Casagrande Júnior. Na direção, Nelson Motta, Miguel Falabella, Rodrigo Portella, Inez Viana e Fernando Philbert. O festival também reúne companhias consagradas como Grupo Galpão, Grupo Corpo, Armazém Cia de Teatro, Coletivo Prot{agô}nistas, Grupo Magiluth, Coletivo Negro e Companhia de Teatro Heliópolis.

Macaque in the trees
Na Marca do Pênalti | Foto: Divulgação

No Teatro Guaíra, o musical "Tim Maia - Vale Tudo" divide a programação com a estreia nacional de "Na Marca do Pênalti", em que o ex-jogador Walter Casagrande revisita sua carreira e os momentos mais difíceis de sua vida. O aclamado "Dois Papas", primeira montagem internacional do texto de Anthony McCarten, autor do roteiro do filme da Netflix indicado a três Oscars, também marca presença. Herson Capri e Natália do Vale celebram 50 anos de carreira em "A Sabedoria dos Pais", dirigida por Miguel Falabella. O Grupo Corpo apresenta "Piracema", novo espetáculo de dança que celebra os 50 anos da companhia, consolidada como o mais importante grupo de dança contemporânea do Brasil.

Macaque in the trees
A sabedoria dos Pais | Foto: Divulgação

A Mostra Fringe, vertente fundamental do festival, ocupa teatros, praças, parques e ruas com cerca de 300 espetáculos produzidos por aproximadamente 1.800 artistas e técnicos de todos os estados brasileiros e de países como Argentina, Peru, Chile e Bolívia. Cerca de 40% das apresentações são gratuitas. Sem passar por curadoria, a Fringe funciona por cadastro voluntário, reunindo companhias de teatro, circo, música, dança e outras vertentes. Os espetáculos acontecem em mais de 70 espaços da Grande Curitiba, atraindo aproximadamente 50 mil espectadores e movimentando a cena teatral local.

Macaque in the trees
Dois Papas | Foto: Divulgação

O festival também contempla públicos específicos. A Mostra Surda de Teatro, em sua terceira edição, destaca o protagonismo de artistas e produtores surdos na Capela Santa Maria, com programação gratuita. O Guritiba foca na democratização do acesso à arte para crianças, adolescentes e famílias, com espetáculos no Museu Oscar Niemeyer.

O Risorama, tradicional festival de humor em sua 22ª edição, acontece na Pedreira Paulo Leminski com comediantes como Nany People, Bruna Louise, Nando Viana e Rodrigo Marques. Já o MishMash, mostra de variedades artísticas que combina malabarismo, mágica, circo e palhaçaria.

O Interlocuções promove ações formativas gratuitas com debates, encontros, palestras, oficinas e lançamentos de livros, estimulando o pensamento crítico sobre as artes cênicas. Parte da programação possui vagas limitadas, com inscrições pelo e-mail [email protected]. A acessibilidade é marca do festival, com diversos espetáculos contando com audiodescrição e intérpretes de Libras.

SERVIÇO

34º FESTIVAL DE CURITIBA

De 30/3 a 12/2

Ingressos: www.festivaldecuritiba.com.br

Informações e programação: @festivaldecuritiba (Instagram), @fest.curitiba (Facebook) e @Fest_curitiba (Twitter)