Por: POR AFFONSO NUNES

NA RIBALTA: Relação tensionada

Cordélia Brasil | Foto: Divulgação

"Cordélia Brasil", texto clássico de Antonio Bivar, fica em cartaz até domingo (8) na Casa de Cultura Laura Alvim, com direção de João Fonseca. Paula Goja interpreta Cordélia, mulher que enfrenta a miséria e sustenta o marido Leônidas (Antonio Pina), desempregado e apático, dividindo-se entre o trabalho como auxiliar de escritório e a prostituição. Ambientada em uma quitinete carioca, a trama investiga a opressão feminina e ganha novo tensionamento com a chegada de Rico (Pedro Pedruzzi), que desestabiliza a relação do casal.

 

Encenação solitária

Sozinho com Romeu e Julieta | Foto: Maringas Maciel/Divulgação

A Cia. Ave Lola apresenta até domingo (8) montagem de "Sozinho com Romeu e Julieta" no Sesc Copacabana. Evandro Santiago interpreta um ator solitário em ateliê abandonado de teatro fechado por razões políticas. Entre bonecos, manequins e figurinos esquecidos, ele revive cenas do espetáculo que ensaiava antes da interrupção. A encenação combina teatro de objetos, manipulação de bonecos e poesia da memória, ressignificando o clássico shakespeariano num espaço íntimo voltado aos bastidores e ao invisível do ofício teatral.

Sexualidade em xeque

Tenente Seblon | Foto: Divulgação

"Tenente Seblon", spin-off dramático de Francis Mayer inspirado em "Querelle", de Jean Genet, fecha sua temporada no Teatro Cândido Mendes neste domingo (8). A trama acompanha um tenente, comandante de navio ancorado por uma semana no porto de Toulon. Demonstrando ternura inesperada pela tripulação, ele desenvolve paixão platônica pelo marinheiro Michel. Em relação complexa e solitária com seus desejos, grava confidências onde tenta driblar ambiguidades sobre sua sexualidade e comportamento.