Por:

Um espetáculo em movimento

Julio Adrião venceu Prêmio Shell de Melhor Atuação com este solo | Foto: Marina Maux/Divulgação

Texto do italiano Dario Fo com Julio Adriãointegra a programação do festival de 60 anos do Teatro Gláucio Gill

Nesta terça-feira (25) o Teatro Gláucio Gill apresenta "A Descoberta das Américas", solo que se tornou lendário na cena teatral brasileira. Escrito por Dario Fo e dirigido por Alessandra Vannucci, o espetáculo integra a programação do "Festival Todos no TGG - 30 Espetáculos em 30 dias" que celebra os 60 anos do teatro, chegando após completar 18 anos de itinerância contínua e ininterrupta por teatros e festivais pelo Brasil e exterior.

O solo narra, com ironia rude e atuação intensa de Julio Adrião uma versão alternativa da história da colonização do Novo Mundo. O texto de Fo, grande figura do teatro político italiano, inspira-se em fatos reais narrados pelo navegador e cronista espanhol Alvar Nuñez Cabeza de Vaca, revisitando ironicamente episódios do século XVI no território que viria a ser batizado de Flórida — embora pudesse ter se passado nas terras brasileiras.

Adrião, que conquistou o Prêmio Shell 2005 de Melhor Atuação por este trabalho, traz sofisticação e simplicidade à montagem. Em cena sozinho, sem cenário, com figurino e iluminação reduzidos ao mínimo, estabelece comunicação direta com o público. Para dar vida a todos os personagens — indígenas, espanhóis, cavalos, galinhas, Jesus e Madalena — cria pacto de cumplicidade com os espectadores, estabelecendo código gestual, mímico e sonoro que os faz saber o que acontecerá antes mesmo do personagem narrador. Cada detalhe provoca lembrança do seguinte, como numa história contada de improviso pela primeira vez.

"Um espetáculo teatral completar tantoi tempo não é algo tão esperado, muito menos planejado, pois não basta uma decisão da produção se, antes disso, o espetáculo não tiver estabelecido uma identificação com o público que, de certo modo, se apropria da obra, como que exigindo essa continuidade", afirma Julio Adrião.

Com o passar do tempo, a montagem sofreu inserções textuais coerentes às suas premissas, onde o ator-pessoa encontra a plateia e a convoca a compartilhar responsabilidade do que está sendo contado. "O espetáculo perpassou esses anos conjurando risadas, escutando críticas, amadurecendo, se rearranjando e traduzindo (em espanhol, inglês, italiano) para novas viagens e novos tempos", comenta Alessandra Vannucci, diretora e cotradutora.

SERVIÇO

A DESCOBERTA DAS AMÉRICAS

Teatro Gláucio Gill (Praça Cardeal Arcoverde, s/nº, Copacabana)

25/11, às 20h

Ingressos: R$ 40 e R$ 20 (meia)