Há uma sinergia estabelecida entre alguns atores na medida em que o tempo avança e suas ferramentas vão sendo apuradas. Como bons vinhos, Marisa Orth e Miguel Falabella estão cada vez mais refinados. Além de bons amigos, uma verve análoga faz com que estes exímios comediantes possam presentear o público, que ensandece em gargalhadas. "Fica Comigo Esta Noite" é mais um encontro repleto da expertise desta dupla imbatível.
Embora as personagens versam sobre amor e morte, desenha-se em cena vivacidade e carinho dos intérpretes. Os atores mantém a audiência dominada não só pelo talento, mas pelo carisma, em que o brilho de ambos ocupa à sala de espetáculo. Orth imprime graves tragicômicos, pelos quais humor e tristeza dialogam concomitantemente, e Falabella desliza pelo palco com sua fisicalidade peculiar tirando o máximo de proveito das situações inusitadas pela dramaturgia. Os dois, confiantes em suas retóricas, viabilizam uma contracena fora do comum, interpretando várias personagens com habilidade.
A comédia romântica, de Flavio de Souza, foi encenada pela primeira vez em 1988 com a própria atriz, que dava os primeiros passos na carreira. A dupla de atores inseriu algumas novas ideias ao texto, atualizando/enriquecendo a obra, como na fala - bbela! - da personagem masculina apresentando um Jesus que anda de patins, numa passagem hilariante do espetáculo. A cena é revelada por Laura, que tem seu marido velado na cama do quarto de casal, enquanto recebe os convidados naquela noite dolorida, numa estrutura funeralesca, em que pêsames são repetidos produzindo tons divertidos. Num acerto dramatúrgico, Souza expõe um embate entre o casal em planos distintos, já que Edu toma vida depois de morto para discutir com a esposa, afim de aparar as arestas do relacionamento. E Falabella se dirige ao público, em performance cheia de graça. Laura sugere ao falecido para que tenham mais uma noite juntos e neste colóquio onírico revisitam tropeços e delicadezas do casamento.
A direção de Bruno Guida é corriqueira, instituindo transparência para que sua dupla talentosa possa fomentar a atração. O cenário de Stella Tennmbaum é atraente, ambientando um refinamento decadente, com cama arredondada e um painel ovalado com janelas giratórias, que facilitam a penetração da luminosidade sóbria de Ana Turra, que por vezes invade a cena com um azulado, na ideia de que a memória se mantenha suave. Theodoro Cochrane veste Edu com um terno aveludado e Laura com uma saia, que numa rápida mudança, a transporta para o passado. "Fica Comigo Esta Noite" nos remete à ilusão de que poderíamos dar o último beijo, trocar o último afago, aquele último encontro com o nosso ser amado, antes que ele se vá definitivamente.
SERVIÇO
FICA COMIGO ESTA NOITE
Teatro Casa Grande (Av. Afrânio de Melo Franco, 290 - Leblon)
Até 30/11, sextas (20h), sábados (17h e 20h) e domingos (18h)
Ingressos entre R$ 170 a R$ 220