Por: Affonso Nunes

NA RIBALTA: Reflexões sobre o riso

Você Ri de Quê? | Foto: Daniel-Barboza/Divulgação

A comédia "Você Ri de Quê?" do Grelo Falante está em cartaz até o dia 30 na Sala Multiuso do Sesc Copacabana. Carmen Frenzel e Tamires Nascimento protagonizam uma sessão de terapia em grupo onde se discutem os limites do humor na atualidade. A palhaça Rodopiana, em crise criativa, lança um livro e questiona: do que ainda se pode rir? A montagem propõe uma reflexão sobre o papel do riso na sociedade contemporânea, com participação ativa da plateia no debate.

 

Jogos psicológicos

Jazigo Incandescente | Foto: Divulgação

Em cartaz até o dia 25 no Teatro Candido Mendes, "Jazigo Incandescente", com texto, direção e atuação de Paulo Bond Simões, apresenta um jogo psicológico que explora os limites entre verdade e ficção. A história acompanha uma jovem (vivida por Marina Caldas) que, ao analisar fotografias, suspeita que um homem declarado morto esteja vivo em Belgrado. Durante uma noite, o encontro entre os dois personagens revela memórias contraditórias e questões sobre identidade. A montagem investiga temas como a construção da memória e as ambiguidades da percepção da realidade.

Mitologia satirizada

Bosque das Delícias | Foto: Divulgação

Em cartaz até 28 de novembro no Teatro Henriqueta Brieba, na Tijuca, a comédia "Bosque das Delícias", de Flavio Freitas, apresenta uma releitura satírica da mitologia grega, com paródias de canções da Jovem Guarda e interação com o público. A trama acompanha Hedonê em busca de uma fonte da juventude para salvar sua mãe, a princesa Psiquê, que envelhece após Zeus não cumprir a promessa de torná-la imortal. A montagem incorpora elementos de metalinguagem através das intervenções cômicas do contrarregra durante a apresentação.