Por: Affonso Nunes

NA RIBALTA: Orgulho e medo

Marcelo Olinto em 'A Construção', de Franz Kafka | Foto: Nil Caniné/Divulgação

O solo "A Construção", com Marcelo Olinto, entra em chega a seu último fim de semana no Teatro Sesc Copacabana. O texto derradeiro do escritor checo Franz Kafka (1883-1924) narra a história de um texugo obcecado pela construção de sua toca subterrânea. Em cena, o ator interpreta o animal que oscila entre o orgulho pelo refúgio criado e o medo paranoico de invasões. A montagem utiliza a metáfora da toca-fortaleza para abordar questões humanas universais como a busca por segurança, a necessidade de abrigo e o temor da morte.

 

O influenciador

Compliance | Foto: Pamela Miranda/Divulgação

Juliano Cazarré está em em "Compliance", em cartaz até domingo (2) no Teatro I Love PRIO, interpretando Fabrício, um executivo que se tornou influenciador digital com milhares de seguidores. O personagem utiliza frases motivacionais e promessas de ascensão pessoal em suas transmissões ao vivo no Instagram. A peça se estrutura como uma dessas lives, mas em um dia atípico. O espetáculo aborda temas como cultura de autoajuda, empreendedorismo digital e os bastidores do universo dos influenciadores motivacionais.

Ciência ancestral

O Pequeno Cientista Negro | Foto: Rodrigo Menezes/Divulgação

Estreia neste sábado (1), às 16h, no Teatro I do Sesc Tijuca, o espetáculo infantil "O Pequeno Cientista Preto". O solo, escrito e interpretado por Junior Dantas com direção de Débora Lamm, narra a história de Zuni, menino curioso que sonha ser cientista inspirado pelos conhecimentos de sua avó Zilda sobre ervas e plantas medicinais. Acompanhado de Kito, amigo imaginário, o protagonista viaja em uma máquina do tempo e encontra referenciais negros brasileiros. O espetáculo aborda a ciência ancestral e os saberes tradicionais transmitidos entre gerações.