Por: Affonso Nunes

NA RIBALTA: Alerta ambiental

Gustavo Gasparani e Isio Ghelman em 'Nas Selvas do Brasil' | Foto: Nil Caniné/Divulgação

"Nas Selvas do Brazyl" esá em cartaz no Teatro do CCBB até 30 de novembro. Com dramaturgia de Pedro Kosovski e direção de Daniel Herz, Gustavo Gasparani e Isio Ghelman interpretam a expedição histórica do Marechal Rondon e Theodore Roosevelt pelo Rio da Dúvida no século 20. A encenação dissolve fronteiras entre atores e personagens, mergulhando na floresta amazônica. O espetáculo conecta a expedição histórica com questões contemporâneas sobre mudanças climáticas e preservação ambiental, revelando os riscos que ameaçam o futuro das espécies.

 

Hora da recordação

A Indústria Humana das Recordações | Foto: Lucas Rodrigues/Divulgação

Leo de Moraes apresenta "A Indústria Humana das Recordações" até domingo (19) no Teatro Municipal Café Pequeno. O espetáculo solo acompanha um homem que revisita memórias através de objetos herdados da avó. Entre bibelôs e canções, ele confronta questões de masculinidade e afeto. Dirigida por Vinícius Rocha, a montagem combina humor e melancolia em reflexão sobre identidade, sexualidade e memória. A encenação íntima convida o público a repensar os objetos que nos definem e nossas heranças emocionais.

Tensões em família

O Formigueiro | Foto: Costa Blanca Films/Divulgação

"O Formigueiro" fica em cartaz até 27/10 no Teatro Glaucio Gill. A peça retrata o reencontro de três irmãos para o aniversário da mãe com Alzheimer. Lucas Drummond, Roberta Brisson e Rodrigo Fagundes interpretam os irmãos que recebem a visita inesperada do cunhado Cláudio Márcio (Diego Abreu), envolvido em escândalo de corrupção. O drama familiar revela traumas, disputas e segredos guardados por décadas. A tensão aumenta quando o cunhado, procurado pela polícia, transforma o que seria um encontro protocolar em confronto com o passado da família.