Por: Cláudio Handrey - Especial para o Correio da Manhã

CRÍTICA / TEATRO / A SABEDORIA DOS PAIS: Encanto poético falabelliano

A Sabedoria dos Pais | Foto: Divulgação

Em "A Sabedoria dos Pais", o autor/diretor estabelece uma analogia, desfrutando-se de sua história como dramaturgo de sucessos, revelando um caixão, que nos remete à icônica montagem de "A Partilha", ao conduzir Julia a abanar a sogra falecida, numa referência hilariante. Uma comédia romântica, que discorre sobre um casal ao se separarem após 35 anos de união, buscando caminhos diferentes durante os próximos 10 anos.

Julia e Mauro tentam descobrir fórmulas para alcançarem a felicidade, ao se depararem com desafios, apostando em novos afetos, como se quisessem descobrir suas identidades. Escrita especialmente para o casal de amigos/atores Natália do Vale e Herson Capri, que completam 50 anos de carreira, a peça expõe com sensibilidade o amor na maturidade, numa discussão etária, em que atitudes discriminatórias desvelam preconceitos de que o amor está ligado somente à juventude.

Tudo isso amparado por delicadas e divertidas lembranças dos ensinamentos de seus pais, através de relacionamentos outrora duradouros. Falabella, mestre na carpintaria cênica, arquiteta um texto lúdico, pelo qual a plateia se deleita. É edificante como o escritor determina toda a ação dramática, numa dosagem equalizada entre momentos de seriedade e humor, muitas vezes amalgamando ambos, resultando em diversão e reflexão.

A montagem é vigorosa, pela qual os atores trafegam suavemente, em perfeita sintonia com o texto poético. Em todas as inventivas piadas falabellianas, nada é superficial. Todo o contexto se apropria da situação imposta pela dramaturgia, ademais, uma assistência de direção de Edwin Luisi

Natalia e Herson não investem numa evolução previsível do estado emocional de suas personagens, purificando uma habilidade na suas variadas temperaturas dramáticas. Numa coesão da contracena, resplandecem pelo palco com delicadeza, sedução, recheados pela escrita sublime, da qual foram presenteados.

Na cenografia, Turíbio e Zezinho Santos inserem as personagens num teatro subjetivamente sugerido pelo o autor, com cadeiras, além de painéis eletrônicos, localizando ambientes. O figurino de Marco Pacheco e Jemima Tuany valorizam a elegância dos atores, evidenciando sobriedade. A luz de Paulo César Medeiros adquire tonalidades exuberantes, adornando a cena com eficácia e por vezes contendo focos, auxiliando a dramaticidade. Há um foco sobre cadeiras nas extremidades do palco, como se memórias fossem amontoadas ao longo do tempo. Um jorro de esperança é lançado sobre todos no teatro da vida, onde o amor permanece. Falabella, mais uma vez, compartilha sua paixão de uma vida no teatro!

SERVIÇO

A SABEDORIA DOS PAIS

Teatro Vannucci (Rua Marquês de São Vicente, 52 - Shopping da Gávea)

Até 14/12, de quinta a sábado (20h30) e domingos (19h)

Ingressos a partir de R$ 160 e R$ 80 (meia)