Por:

Espectadores libertados de um lugar passivo

Cláudio Amado em cena em 'Improvisa Comigo Esta Noite': espetáculo é movido pela interação constante da plateia | Foto: Thiago Facina/Divulgação

O espetáculo "Improvisa Comigo Esta Noite", de Claudio Amado, retorna ao Teatro Glauce Rocha para uma temporada às quartas-feiras, às 19h30, até 10 de setembro. A montagem solo de improvisação tem participação ativa da plateia na criação de cinco cenas inéditas a cada apresentação, transformando os espectadores em coautores da dramaturgia.

O formato difere do teatro de improvisação tradicional no qual o público geralmente apenas sugere temas iniciais. Aqui, a participação é constante: os espectadores cantam em coro, simulam a voz divina, movimentam-se sincronizadamente ou utilizam as lanternas dos celulares como elementos cênicos. Toda a interação acontece com o público em suas poltronas, sem que ninguém seja chamado ao palco.

"Nos estádios esportivos o público canta, grita, faz olas, torce, solta fogos, agita bandeiras, e pode fazer quase tudo. Nos shows de música o público canta, pula, levanta os braços e acende os celulares. Por que no teatro só se pode rir e bater palmas? Eu queria libertar os espectadores e, ao mesmo tempo, ter um parceiro para criar as histórias comigo", destaca Amado.

Este é o 37º espetáculo de improvisação na carreira do ator, que soma 30 anos de trajetória artística e duas décadas dedicadas ao improviso. Pela primeira vez, ele assume sozinho o palco, guiado pela energia coletiva da plateia. "Neste espetáculo, eu sou o intérprete de um 'Dramaturgo-Coletivo', como diz Augusto Boal no seu livro 'Teatro do Oprimido e Outras Poéticas Políticas'", afirma o artista.

A concepção surgiu em 2017, durante uma apresentação da Cia. Teatro do Nada na qual a plateia participou espontaneamente de uma cena, fazendo figuração como fãs de uma personagem. A partir dessa experiência, Claudio iniciou uma pesquisa sobre as possibilidades de interação contínua do público durante toda a performance.

O espetáculo estreou em novembro de 2023, na Colômbia, durante a quinta edição do Cundimpro, festival internacional de improvisação. No Brasil, a montagem integrou as comemorações dos 20 anos da Cia. Teatro do Nada, grupo pioneiro do teatro de improviso no país, com temporadas no CCJF, Teatro Glauce Rocha, Ziembinski e Sala Murilo Miranda. A produção recebeu os prêmios de Melhor Espetáculo e Melhor Improvisador no 2º Impro Grand Prix e o prêmio de Melhor Direção de Monólogo no V Festar.

"É impressionante como o público, de todas as idades, participa de todas as cenas. É como se descobrissem um brinquedo novo, um tipo diferente de teatro no qual eles podem participar o tempo todo, interferir e ajudar na construção das histórias. Até mesmo a estreia na Colômbia, falando em portunhol, foi assim também, histeria pura. Parece mais um público de show de rock ou de partida de futebol do que de uma peça de teatro", comenta o ator.

SERVIÇO

IMPROVISA COMIGO ESTA NOITE

Teatro Glauce Rocha (Av. Rio Branco, 179, Centro)

Até 10/9, às quartas-feiras (19h30)

Ingressos: R$ 40 e R$ 20 (meia)