Por:

NA RIBALTA: Tom na Baixada

Tom na Fazenda | Foto: Victor Novaes/Divulgação

Sucesso internacional, o espetáculo "Tom na Fazenda" faz sua estreia na Baixada Fluminense com três sessões no Teatro Nova Iguaçu Petrobras, de sexta a domingo (13 a 15). Idealizada e protagonizada por Armando Babaioff, a montagem tem direção de Rodrigo Portella e já foi vista por mais de 130 mil pessoas. Baseada em texto do canadense Michel Marc Bouchard, a peça revela segredos familiares após a morte do companheiro de Tom, que enfrenta o luto, o silenciamento e a hostilidade em uma fazenda marcada por tensão e dependência afetiva.

 

Fim de ocupação

Céu de Agora | Foto: Antônio Stewart/Divulgação

O Grupo Pedras celebra 25 anos com uma ocupação no Parque Glória Maria até domingo (15). A programação inclui o espetáculo itinerante "Céu de Agora" (sex a dom, às 19h), os infantis "Rosa e a Floresta" (sáb, às 15h) e "Rosa e a Semente" (dom, às 15h), além da exposição "Esplêndidas", de Luciana Grether. Em "Céu de Agora", os atores interpretam planetas, traduzindo forças astrológicas em ação corporal. A criação coletiva tem direção de Marina Bezze e convida o público a experimentar um céu que nunca se repete.

Tensões de gênero

Pelada, a Hora da Gaymada | Foto: Nina Pires/Divulgação

Com bom humor e crítica social, o espetáculo "Pelada - A hora da Gaymada" faz única apresentação no Teatro Adolpho Bloch nesta quarta-feira (18). Vencedor de prêmios Shell e do Humor/RJ, o texto de Eudes Veloso e a direção de Orlando Caldeira mostram a disputa entre um time tradicional de futebol e um grupo LGBTQIAPN que quer realizar o primeiro campeonato de "gaymada" em Olaria. A comédia, que parte do riso para discutir masculinidade e violência simbólica, usa o esporte como metáfora para tensões de gênero e identidade.