O Teatro Ipanema Rubens Corrêa será palco neta quinta-feira (29) da abertura do Presença Festival 2025, que chega a seu quarto ano consecutivo com um compromisso inabalável com a diversidade, equidade e inclusão. Dando o pontapé inicial na programação, a Mostra de Teatro do festival apresenta o espetáculo "Movimento de Escuta", criação da diretora Clara Kutner que reúne cinco bailarinos surdos em cena, oferecendo uma experiência artística impactante.
Na próxima semana o evento tem sequência com uma programação de shows no Circo Voador nos dias 6 e 7 (sexta e sábado) com um line-up voltado a celebrar o Mês do Orgulho LGBT . O line-up tem nomes como Urias, Rico Dalasam, Jaloo, Lia Clark, DJ Valentina Luz, DJ Marta Supernova, DJ Aurora Borealis, DJ Shannon Skarllet, Bumba Meu Boi Brilho de Lucas, entre outras atrações.
Patrocinado pela Shell, o Presença Festival se consolida como um dos projetos de diversidade cultural mais relevantes do Rio de Janeiro. Sua missão valorizar a potência criativa de comunidades como LGBTQIAPN , mulheres, pessoas pretas, pessoas com deficiência e povos originários, seja nas artes, na cultura ou no empreendedorismo. Com uma programação multiplural, o evento busca dar visibilidade a artistas renomados e novos talentos, reforçando a importância da representatividade.
"Movimento de Escuta", acentua a diretora, não é apenas uma peça de dança. É um convite à reflexão sobre a comunicação e o pertencimento. O espetáculo, que mistura dança (com destaque para o funk e o passinho), poesia em Libras, artes visuais e sonoridades, propõe um mergulho em formas plurais de expressão. Os cinco intérpretes surdos - Alef Felipe, Lucas Guilherme, Luiz Augusto, Thaís Souza e Thayssa Araújo - utilizam o palco para chamar a atenção para a falta de escuta e a invisibilidade que muitas vezes a sociedade impõe.
Para José Menna Barreto, produtor cultural e diretor artístico do Presença, a escolha de "Movimento de Escuta" para a abertura é um reflexo direto dos valores do evento. "Esta é a segunda vez que trazemos para o Presença Festival uma manifestação teatral inclusiva, com atores que são pessoas com deficiência e ganham protagonismo e visibilidade no palco", destaca, ressaltando que o foco vai além da acessibilidade, buscando o reconhecimento e a presença real de artistas com deficiência no cenário cultural.
"Não se trata apenas de inclusão: é reconhecimento, é presença real. Nosso compromisso é com uma arte que seja, de fato, para todes — com espaço, visibilidade e respeito", enfatiza.
A Mostra de Teatro do Presença Festival 2025 acontece até domingo (1), com oito sessões gratuitas. Para garantir a acessibilidade total, as duas sessões deste sábado (31) contarão com recurso de audiodescrição. Além disso, após o espetáculo, haverá um bate-papo com a plateia, momento oportuno para a troca de ideias e aprofundamento das reflexões propostas pela peça.
SERVIÇO
MOSTRA DE TEATRO DO PRESENÇA FESTIVAL
Espetáculo: "Movimento de Escuta"
Teatro Ipanema Rubens Corrêa (Rua Prudente de Moraes 824)
29/5 A 1/6, de quinta a sábado* (18h e 20h) e domingo (17h e 19h)
Ingressos gratuitos, com retirada na bilheteria 1h antes de cada sessão.
*As duas sessões de 31/5 contarão com audiodescrição e bate-papo com a plateia após o espetáculo