Por:

O inconsciente em cena

Igor O. Coelho (Ernst Lanzer) e Antônio Quinet (Freud) dividem a cena | Foto: Léo Silva/Divulgação

Baseado num caro real e clássico da história da psicanálise, "Freud e o Homem dos Ratos" retorna ao Teatro Vannucci em curta temporada. O espetáculo, dirigido, escrito e interpretado por Antonio Quinet, da Cia. Inconsciente em Cena, traz a história de Ernst Lanzer (personagem do ator Igor O. Coelho), um paciente que, em 1907, buscou ajuda de Sigmund Freud (1856-1939) - interpretado por Quinet - para tratar seus pensamentos obsessivos.

O enredo acompanha as sessões de análise entre Freud e Lanzer, um jovem atormentado por angústias envolvendo sua família e seu futuro, incluindo um dilema amoroso e uma relação difícil com o pai. O espetáculo mergulha na psique do paciente, explorando o mundo dos sonhos e das memórias, enquanto Freud tenta decifrar os sintomas que o afligem.

"É a primeira vez que esse caso é transformado em espetáculo teatral. A peça leva o público para dentro da mente de Lanzer, revelando os mistérios do inconsciente e as imagens oníricas que surgem durante a análise", explica Quinet, professor universitário, ator, dramaturgo e encenador. A montagem faz parte da pesquisa "Teatro e Psicanálise", desenvolvida por Quinet em seu mestrado e doutorado.

SERVIÇO

FREUD E O HOMEM DOS RATOS

Teatro Vannucci (Rua Marquês de São Vicente, 52 - Gávea)

Até 10/6, às terças-feiras (20h30)

Ingressos a partir de R$ 40