Por: Cláudia Chaves

NA RIBALTA: Hora das palhaças

Um Musical de Palhac?as | Foto: Carolina Spork/Divulgação

As Marias da Graça, primeiro grupo de palhaças do Brasil, celebram 34 anos em 2025 com a remontagem do musical "Cada Um No Seu Quadril", na Cidade das Artes. Formado por Ana Borges, Geni Viegas, Karla Concá e Samantha Anciães, o grupo foi pioneiro ao romper barreiras de género na arte do riso. Criadoras do festival "Esse Monte de Mulher Palhaça", continuam a inspirar mulheres a ocuparem o humor como espaço de resistência, liberdade e expressão artística, misturando dança, canto e palhaçaria.

 

Resistência gaúcha

Caio do Céu | Foto: Divulgação

A 31ª edição do Porto Alegre em Cena, realizada em 2024, manteve sua excelência artística com mais de 80 apresentações, apesar da grave crise climática enfrentada pelo estado. Em 2025, o festival entra numa nova fase, levando quatro espetáculos a outros estados, ampliando a projeção da arte gaúcha no cenário nacional. O primeiro espetáculo em cartaz no CCBB RJ é "Caio do Céu", uma homenagem sensível e profunda a Caio Fernando Abreu. Com direção de Luís Artur Nunes, o espetáculo não busca representar o autor, mas sim ser seu porta-voz.

O caso de Lanzer

Freud e o Homem dos Ratos | Foto: Le?o Silva/Divulgação

Em 1907, um jovem chamado Ernst Lanzer, atormentado por seus pensamentos, foi atendido pelo psicanalista Sigmund Freud. As bem-sucedidas sessões de análise deram origem ao célebre estudo clínico "O Homem dos Ratos", apresentado por Freud no Primeiro Congresso de Psicanálise, em 1908. Com direção, dramaturgia e atuação de Antonio Quinet, "Freud e o Homem dos Ratos" está em cartaz até 8 de maio, no Teatro Vannucci, sempre às quintas-feiras, às 20h30. Além de Quinet no papel de Freud, o ator Igor O. Coelho interpreta o paciente.