Por: Cláudia Chaves

NA RIBALTA: Lisístratas de volta

As Lisi?stratas | Foto: Clarissa Ribeiro/Divulgação

"As Lisístratas", adaptação da comédia de Aristófanes, está no Teatro da Sede das Cias, na Lapa. Com Direção e adaptação de PV Israel - Vencedor do prêmio de melhor dramaturgia I Love Prio do Humor em 2020 - a peça busca atualizar a obra para os tempos modernos, oferecendo uma nova interpretação da protagonista Lisístrata, agora representada por um elenco de atrizes que, juntas, personificam diferentes aspectos dessa personagem. Com muita criatividade, a peça se expressa como o texto original é revisitado, com referências a questões sociais urgentes.

 

Amizade ruída

Fortaleza | Foto: Divulgação

"Fortaleza" promove curtíssima temporada, no Teatro Café Pequeno. O texto inédito de José Pedro Peter narra a história de dois amigos de infância, PH (Carlos Marinho) e Bruno (José Pedro Peter) que vêem sua amizade acabar por causa de preconceitos, inseguranças e pressão dos pais e colegas de escola. A peça joga luz sobre a construção da masculinidade por meio da relação de dois melhores amigos. Muito mais do que responder a perguntas, propõe questionamentos e reflexões.

Deus em toda parte

Fortaleza | Foto: Divulgação

Vino Fragoso apresenta "Deus - Um Espetáculo" no Teatro Dulcina, com ingressos gratuitos. Fragoso é um multiartista: atua como roteirista e diretor de arte no audiovisual, tendo trabalhado para Preta Gil, Luiza Sonza, Gloria Groove. Em "Deus", Vino assina texto, direção, cenografia, figurino e iluminação (esta em parceria com Julio Parente). O espetáculo tem como característica a conexão entre novas tecnologias, integrando a linguagem das redes sociais, com foco na urgência da consciência ambiental, pois muitos reconhecem na natureza a divindade.