Em um primeiro dia de greve pacífico, os profissionais da Educação de Valença ocuparam a sede da Secretaria Municipal de Educação (SME) e pediu pela negociação direta com o prefeito Saulo Corrêa - o que não aconteceu. A categoria foi recebida pelo secretário de governo e ex-prefeito de Vassouras, Severino Dias, mas sem novos avanços.
De acordo com o coordenador geral do Sepe de Valença (Sindicato Estadual dos Profissionais da Educação do Rio de Janeiro), Felipe Duque, os profissionais reivindicam que o governo municipal cumpra a Data Base prevista no estatuto dos profissionais da educação da cidade, ou seja, pagar o reajuste salarial a partir de 1º de maio deste ano, incluindo os retroativos.
- Além disso, também pedimos a revogação da Resolução 008/2025 emitida pela Secretaria Municipal de Educação que altera compulsoriamente o horário dos professores na creche, da manhã para tarde. Isso conclui numa catástrofe pedagógica, afinal o horário de acolhimento dos bebês e crianças, além das atividades pedagógicas, são pela manhã, a tarde em sua maioria é descanso - pontuou Felipe.
O coordenador ainda afirmou que a greve se manterá por tempo indeterminado até que sejam iniciadas novas negociações com os profissionais da educação. Agora, os próximos passos do sindicato serão discutidos em assembleia nesta quarta-feira (10).
Outras denúncias
Na semana passada, o sindicato publicou uma carta à população valenciana para explicar os motivos da greve. Entre os pontos já citados na reportagem, como a reposição inflacionária, a categoria também apontou que foi alvo de ataques graves durante o ano de 2025.
- Sete escolas do campo foram fechadas, comunidades inteiras perderam o direito ao ensino próximo de suas casas e decisões têm sido tomadas de forma autoritária pela Secretaria Municipal de Educação, sem diálogo e sem respeito às comunidades escolares e educadores. Essa realidade tem adoecido e massacrado os educadores - afirmou a entidade, em documento publicado nas redes sociais.
Prefeitura responde
Ao Correio Sul Fluminense, a assessoria de imprensa da prefeitura de Valença informou que mantém diálogo com o Sepe e com a categoria, conduzindo as tratativas dentro dos trâmites institucionais. "No momento, as negociações estão em andamento e não há novas informações a serem divulgadas. Assim que houver atualizações, elas serão comunicadas oficialmente", concluiu.