Por:

Barra Mansa afasta servidor por suspeita de desvio

A prefeitura de Barra Mansa informa que, na noite desta terça-feira (02), a secretária de Assistência Social e Direitos Humanos, Joseane Ricarte, e o secretário de Finanças, Leonardo Ramos de Oliveira, compareceram à 90ª Delegacia de Polícia Civil para registrar um boletim de ocorrência contra um servidor público municipal. Concursado há 13 anos e exercendo cargo de confiança nos últimos cinco, ele é investigado por desvio de recursos dos Fundos de Assistência Social. O esquema começou a ser desvendado no dia 7 de outubro, quando a Contabilidade da Secretaria de Assistência Social detectou irregularidades nos débitos do Fundo de Assistência Social de Barra Mansa.

A irregularidade foi identificada por meio de uma auditoria interna, conduzida pelas secretarias responsáveis, que comprovou os desvios. Segundo informações da prefeitura de Barra Mansa, o suspeito transferia dinheiro público para sua conta pessoal através do Pix, e realizava a prática de transferências fundo a fundo, proibida por lei, para mascarar e esconder os saldos negativos nos cofres públicos.

Extratos bancários e outros materiais encontrados foram analisados por peritos financeiros e foram considerados arquitetados, com estruturas feitas para esconder inconsistências e atrapalhar o sistema contábil. Na opinião dos responsáveis pela investigação do caso, a precisão e a tecnologia utilizados mostram que o esquema de manipulação não era amador.

Segundo a secretária Joseane Ricarte, ela e o secretário de Finanças apresentaram à delegacia toda a documentação comprobatória, reforçando que ambos estão muito tristes com a situação, mas que os processos administrativo e criminal já foram abertos para investigar o caso.

"O servidor em questão foi afastado da função e os cálculos para levantar o montante total desviado estão em andamento. Reforçamos o compromisso com a transparência e acompanhamos todas as etapas do processo para que os responsáveis sejam responsabilizados conforme determina a lei", destacou Joseane.

O secretário de Finanças destacou o empenho imediato das Secretarias de Assistência Social e Finanças, que atuam em conjunto com a Procuradoria, Controladoria e Secretaria de Administração para garantir a apuração rigorosa dos fatos.