Por:

Alunos relatam problemas no IFRJ de Volta Redonda

Instituição apresenta defeitos de estrutura em diferentes espaços e salas | Foto: Arquivo Pessoal

Por Lanna Silveira

Os alunos do campus Volta Redonda do Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ) se mobilizaram nas redes sociais para denunciar problemas na instituição de ensino. As reclamações apontam precariedade na estrutura do campus e fatores que dificultam a realização de aulas, além da permanência dos alunos na instituição de ensino. O Correio Sul Fluminense conversou com uma aluna do ensino superior do IFRJ-VR, que preferiu manter sua identidade preservada.

Segundo seu relato, a instituição apresenta uma série de defeitos que já são enfrentados pelos estudantes há anos e ainda não têm previsão de serem resolvidos pela administração do instituto. A entrevistada explica que, em dias de chuva, não somente a água invade algumas salas de aula como o fornecimento de luz é interrompido, o que força o fim das aulas até que a situação se normalize. Oferecendo mais detalhes sobre as falhas de estrutura, a aluna aponta que muitas salas de aula possuem projetores defeituosos; uma das salas está interditada devido ao desabamento do teto, e outras salas também apresentam forros que estão quase caindo; existem entulhos acumulados ao longo do campus; os banheiros possuem buracos nas portas das cabines; e existe acúmulo de mofo nas paredes. A aluna também forneceu fotos que retratassem todas as questões alegadas em seu relato.

Outro problema indicado pela entrevistada é o fato de o IFRJ não possuir um local próprio para alimentação, ou mesmo recursos como cantina e "bandejão" para oferecer refeições aos alunos. Os alunos que levam comida de casa precisam dividir um único micro-ondas.

- Na maioria das vezes a galera leva marmita ou fica no delivery. Os alunos que não têm condições acabam se prejudicando mais. Tudo isso afeta porque acaba desmotivando a permanência nos cursos; a evasão dos alunos só aumenta. Os professores ficam desmotivados também - explica a entrevistada.

O corpo estudantil do campus tem se mobilizado para reivindicar por melhorias nas redes sociais. Muitos alunos apontam o fato de que, mesmo anunciando e executando reformas na infraestrutura de outras unidades do estado do Rio, não existe nenhum anúncio referente a Volta Redonda. A aluna entrevistada conta que a reitoria do IFRJ já foi abordada pessoalmente sobre o tópico e que, ainda assim, não foi oferecida nenhuma previsão de melhoria estrutural; segundo ela, somente foi informado de que existe um projeto para implementação de um "bandejão" em 2026, que contemplaria apenas os alunos do Ensino Médio.

Esclarecimentos

O Correio Sul Fluminense entrou em contato com a diretoria do IFRJ-VR para buscar esclarecimentos sobre as denúncias dos alunos. Em resposta, o diretor geral do campus Volta Redonda, André Isnard, afirma que a instituição já está fazendo esforços para oferecer mais qualidade na infraestrutura:

- Sobre as goteiras em áreas de circulação e biblioteca, na semana passada foi iniciada a troca do primeiro telhado, o da sala da secretaria acadêmica, cumprindo a etapa inicial do cronograma de reformas de telhados do campus. Com relação à cantina, houve a decisão em conjunto com a Reitoria de realizar obras para estruturar um restaurante estudantil no Campus Volta Redonda, a partir de obras para adaptação do espaço da cantina em um restaurante estudantil. Neste momento, o projeto do restaurante estudantil foi finalizado e aguardamos o início da reforma após os trâmites necessários. Com relação à carência de projetores, estamos aguardando a liberação de orçamento para podermos, o quanto antes, adquiri-los - esclarece o diretor.