A participação da técnica ambiental Tatiana Ferreira Furtado, convidada pelo Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Guandu, representou Barra do Piraí durante a COP30, em Belém, para apresentar as ações que o município vem desenvolvendo na área ambiental. A apresentação aconteceu nesta quarta-feira (19), na Zona Verde da conferência, espaço dedicado à troca de experiências e soluções climáticas.
Durante a fala, Tatiana destacou o avanço do Plano Municipal de Mata Atlântica (PMMA), concedido ao município pelo Comitê Guandu em 2023.
- O plano orienta ações de preservação e recuperação ambiental, fundamentais para Barra do Piraí, território estratégico onde ocorre a transposição das águas do Paraíba do Sul e do Rio Piraí, que abastecem cerca de 9 milhões de pessoas na Região Metropolitana do Rio de Janeiro - contou.
Segundo Tatiana, o PMMA tem papel essencial em um município que possui apenas 16% de vegetação original remanescente e cerca de 60% de sua área ocupada por pastagens. Ela apresentou os principais resultados já conquistados, entre eles a revitalização do viveiro municipal, em parceria com a CEDAE e o projeto Replantando Vida, permitindo a produção de mudas nativas da Mata Atlântica para distribuição gratuita à população; o início da criação da Brigada Municipal de Incêndio, voltada ao combate às queimadas; direcionamento de ações de acordo com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU e o fortalecimento das atividades de educação ambiental, com foco na proteção dos recursos hídricos das bacias do Piraí e do Paraíba do Sul.