Por:

Jovem Aprendiz 2026 na Eletronuclear

Eletronuclear está na lista de estatais federais em crise | Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil

A Eletronuclear divulgou nesta terça-feira, 18 de novembro, o edital para preencher 60 vagas do programa Jovem Aprendiz em 2026. As pré-inscrições devem ser realizadas no site da empresa, a partir das 8h de 24 de novembro, sendo que serão aceitos 180 candidatos. Há reserva de 30% das vagas para pretos, pardos, indígenas e quilombolas e 5%, para pessoas com deficiência.

O programa visa atender jovens de 15 a 17 anos que sejam moradores dos municípios de Angra dos Reis, Paraty e Rio Claro. Também é necessário estar cursando o Ensino Médio ou já tê-lo concluído.

Tanto o processo seletivo quanto os cursos profissionalizantes serão conduzidos em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai). As aulas serão ministradas na Vila Residencial de Mambucaba, em Paraty. Há vagas para as carreiras de eletricista industrial e assistente de logística.

A chefe do Departamento de Desenvolvimento Humano e Organizacional da Eletronuclear, Daniele Cordeiro, ressalta as mudanças desta edição da seleção. "Desta vez, teremos um dia de pré-inscrição e outro para a confirmação das inscrições. Além disso, há mais vagas, e a cota para negros e indígenas foi ampliada de 20% para 30%, passando a contemplar os quilombolas", comenta.

O edital - com todas as etapas e a documentação necessária para participar do processo seletivo - já está disponível no site da Eletronuclear. É importante destacar que o descumprimento dos critérios estabelecidos no documento implicará na eliminação do candidato.

Requisitos

Entre os requisitos, é necessário ter nacionalidade brasileira; ter idade entre 15 e 17 anos no ato da inscrição (nascido entre 01/11/2008 e 30/11/2010); a idade máxima prevista não se aplica aos candidatos com deficiência; estar frequentando a escola em cursos regulares do Ensino Médio ou já tê-lo concluído e ser residente nos municípios de Angra dos Reis, Paraty ou Rio Claro.