Por:

Volta Redonda abre exposição sobre trajetória de Porfírio de Almeida

A prefeitura de Volta Redonda abriu nesta sexta-feira (10) a exposição "Porfírio José de Almeida, dedicação à família e às obras estruturais". A mostra fica aberta para visitação até o dia 31 de outubro, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, na Galeria da Biblioteca Municipal Raul de Leoni, na Vila Santa Cecília. A abertura da exposição contou com a participação da família de Porfírio e alunos do Curso Normal do Instituto de Educação Professor Manuel Marinho.

Organizada para a inauguração do viaduto do bairro Voldac, que leva o nome do empresário, no último dia 30 de julho, a exposição reúne um acervo cedido pela família, com mais de 20 quadros, com as fotos de obras, além de um vídeo com depoimentos, que foi produzido especialmente para a exposição. As fotos, em sua maioria, são de autoria do fotógrafo Antônio Calino, e para a mostra foram reproduzidas por seu filho, Rodrigo Calino, que também é fotógrafo.

As fotos trazem lembranças do empresário, principalmente, na administração da empresa de Terraplenagem Almeida e Filho, que foi fundada em janeiro de 1960, em Volta Redonda. A empreiteira foi responsável por executar inúmeras obras de asfaltamento e de infraestrutura em Volta Redonda e em muitos municípios brasileiros.

O prefeito Antonio Francisco Neto destacou a relevância de Porfírio para a história de Volta Redonda. "Esta exposição é um tributo justo e necessário. Um resgate da memória, mas também a celebração de um visionário, que contribuiu muito para o progresso da nossa cidade. Somos muito gratos a tudo que o Porfírio fez por Volta Redonda", afirmou.