Por:

VR tem primeira suspeita de intoxicação por metanol

Pacientes estão sendo monitorados por centro de vigilância | Foto: Duy Nod/Pixabay

A Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro (SES-RJ) informou nesta terça-feira (07) que recebeu a notificação de um caso suspeito de intoxicação por metanol em Volta Redonda que segue em investigação laboratorial. Os pacientes são monitorados pelo Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (CIEVS/SES-RJ). "O Governo do Estado já conta com antídotos caso se confirme uma suspeita de intoxicação por metanol. A Secretaria, por meio CIEVS, segue monitorando esses casos", afirmou a secretária da pasta, Claudia Mello.

 

Vigilância fez fiscalização

A intoxicação por metanol pode causar cegueira irreversível e óbito. Ainda na última quinta-feira (02), a Vigilância Sanitária de Volta Redonda intensificou as vistorias em cerca de 18 estabelecimentos da cidade. Os fiscais encontraram e inutilizaram 102 litros de aguardente clandestino, sem registro no Ministério da Agricultura e Pecuária.

Estado compra antídotos

Ainda nesta segunda-feira (06), a SES iniciou o processo de compra para mais doses do antídoto para intoxicações por metanol com objetivo de acelerar o tratamento dos pacientes suspeitos. As pessoas que apresentarem visão turva, desconforto gástrico e quadros de gastrite após ingestão de álcool devem procurar a unidade de atendimento mais próxima de sua casa.