Por:

Vereador propõe IA em atendimentos psicológicos

Indicação para criação de canal foi aprovada na Câmara | Foto: Reprodução/@nelsinhosdiniz

A Câmara de Resende aprovou a indicação do vereador Nelsinho Diniz (União Brasil), que propõe ao Executivo um estudo de viabilidade para a implantação de um Canal de Acolhimento Psicológico baseado em Inteligência Artificial (IA), voltado ao suporte emocional da população. O vereador afirma que muitas pessoas desistem de buscar apoio psicossocial devido à demora para o agendamento do primeiro atendimento ou pelo medo de julgamento, inclusive por parte de profissionais da área. "A proposta não é substituir o atendimento psicológico ou psiquiátrico tradicional, mas oferecer uma ferramenta de apoio confidencial".

 

Protocolos de emergência

A tecnologia permitirá que, ao entrar em contato com o canal, o sistema utilize perguntas específicas para identificar a gravidade da situação. Em casos urgentes, será possível acionar protocolos de emergência, orientar o usuário a procurar a UPA, o CAPS ou, quando necessário, notificar diretamente a equipe de plantão. O canal poderá fornecer ainda explicações sobre ataques de pânico, sintomas da depressão, e dados atualizados sobre os endereços e horários de funcionamento dos serviços de saúde mental do município.

Espaço Azul completa um ano

O Espaço Azul TEAcolhe, de acolhimento a pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), completou 1 ano que funciona em Miguel Pereira. O prefeito Pedro Paulo Quinzinho destaca que a iniciativa nasceu na gestão do ex-prefeito André Português - nessa época Quinzinho era vice - e foi fortalecida com o apoio do governador Cláudio Castro, do então secretário de Estado de Saúde e hoje deputado federal Dr. Luizinho, e do senador Romário. Ele parabenizou a equipe e às famílias pelo empenho conjunto.