Volta Redonda tem recebido, nos últimos dias, alertas de moradores que receberam mensagens em que era solicitada contribuição financeira para atendimento no Hospital São João Batista (HSJB), assim como para a aquisição de medicamentos.
Com esta situação, a prefeitura reforçou em comunicado publicado nesta quarta-feira (27), como em ocasiões anteriores, que qualquer solicitação dessa natureza é uma tentativa de golpe e deve ser denunciada. O hospital integra a rede municipal de saúde e faz parte do Sistema Único de Saúde (SUS), do governo federal - sendo, portanto, uma instituição pública que não cobra qualquer valor pelo atendimento, tratamento, exame e outros serviços.
A direção da unidade médica ressalta que em nenhuma hipótese são cobrados valores aos familiares de pacientes internados. Caso algum morador receba qualquer pedido de dinheiro para pacientes ou familiares, ele deve denunciar às autoridades policiais a tentativa de golpe.
Outro golpe
Vale lembrar, que na última semana também foi feito um comunicado sobre outra tentativa de golpe em envolvendo a pasta da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). Golpistas se passam por profissionais da SMS, incluindo as equipes da Farmácia Municipal, para entrar em contato por telefone com pacientes da rede pública para confirmar dados como endereço para uma suposta entrega de medicamentos.
A secretaria reforçou que toda a atualização cadastral dos pacientes é feita nas unidades de saúde do município, como a própria Farmácia Municipal, unidades básicas nos bairros, hospitais, entre outros espaços administrados pela secretaria.