Por: POR SONIA PAES

Ex-deputado do Ceará assume direção da INB

Tomás assume diretoria que cuida da Mina de Caetité | Foto: Divulgação

A Indústria Nuclear do Brasil (INB) tem novo diretor: Tomás Figueiredo Filho assume a direção de Recursos Minerais. Ex-deputado estadual e advogado cearense, ele entra no lugar de Luiz Antônio da Silva. "É uma empresa muito importante, que abastece as usinas Angra I e II, e que possui uma relevância muito grande para o Ceará, pois é dela o projeto Santa Quitéria, que envolve a extração de fosfato e urânio no meu querido e amado município de Santa Quitéria, ressaltou Tomás Filho, nesta segunda-feira (18), em entrevista ao Blogdoeliomar.

 

Cotação em alta

Alexandre Gromann de Araújo Góes está cotado para ser o titular da diretoria de Combustível Nuclear, em substituição a Reinaldo Gonzaga. Tem o aval do PSD de Minas Gerais. É funcionário da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN) e, por isso, estaria impedido de ocupar o cargo. Na gestão anterior, chegou a ser afastado da direção da Comissão, mas foi mantido no quadro.

Articulação política

O funcionário de carreira Marcelo Xavier de Castro assumiu a presidência da INB, com unidade em Resende. Outra mudança que faz parte de uma intensa articulação política pelo controle de estatais federais: a Eletronuclear, Nuclep e a própria INB. Marcelo assumiu a presidência no lugar de Adauto Seixas no início do mês com as bençãos do deputado federal Hugo Leal (PSD-RJ).