Por:

Museu de Resende celebra o Dia Mundial da Fotografia

Leci Brandão será uma das artistas selecionadas | Foto: Divulgação - PMR

A Prefeitura de Resende, por meio da Secretaria de Cultura, abre uma nova exposição gratuita do projeto 'Arte na Capa', que mensalmente exibe capas de vinis do seu vasto acervo no Museu da Imagem e do Som de Resende (MIS), na próxima quinta-feira (1º). Com a comemoração do Dia Mundial da Fotografia no mês de agosto, os organizadores optaram por capas com fotografias em preto e branco, de artistas brasileiros e internacionais. Intitulada 'Arte na Capa - Retrato em Preto e Branco', a exposição poderá ser visitada até 31 de agosto, sempre de segunda a sexta, das 9h às 17h. O MIS funciona na Casa da Cultura Macedo Miranda, localizada no Centro Histórico.

 

Considerações sobre a ação

"Temos sempre que agradecer o saudoso Claudionor Rosa por ter sido o idealizador e guardião desse importante material. Boa parte do nosso acervo de discos foi uma doação que a Rádio Agulhas Negras deixou aos seus cuidados no início dos anos 90", enfatiza Wilson. O secretário também destaca o renascimento do interesse da população consumidora de arte em formatos atualmente anacrônicos, como os discos de vinil. "O vinil parecia destinado ao esquecimento, mas uma nova geração tem se dedicado ao colecionismo dessa mídia centenária."

Artes selecionadas

Entre as capas selecionadas para serem expostas durante a mostra, o público poderá apreciar fotografias de artistas como James Taylor, Lecy Brandão, Elis Regina, Barbra Streisand, Amado Batista e Jair Rodrigues, entre outros grandes e emblemáticos nomes da música. De acordo com o secretário de cultura de Resende, professor Wilson, o projeto 'Arte na Capa' é realizado mensalmente na cidade com o objetivo de apresentar a coleção de discos que fazem parte do acervo do Museu da Imagem e do Som.