Em agenda pela região Sul Fluminense, o deputado federal Eduardo Bandeira de Mello e o deputado estadual Jari Oliveira, ambos do PSB, levantaram uma série de demandas nesta quarta-feira (30). Os parlamentares estiveram na Rodovia do Contorno, em Volta Redonda, e na BR-393, na altura da Região Leste em Barra Mansa.
O objetivo foi reunir forçar para cobrar do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) melhorias nas rodovias que são administradas pelo órgão federal. "Assumo o compromisso de me juntar à luta do deputado Jari pela manutenção das rodovias administradas pelo Dnit que cortam o Sul Fluminense. A iniciativa garante segurança para motoristas e moradores dos bairros que ficam às margens das vias. Podem contar comigo", afirmou Bandeira de Mello.
Demanda urgente
Na BR-393, a preocupação mais urgente está no trecho que corta os bairros Nove de Abril e Metalúrgico. "Precisamos da aplicação de engenharia de trânsito para tornar mais seguro o acesso aos dois bairros e evitar os acidentes que são registrados com frequência no local", explicou Jari.
Já na Rodovia do Contorno, os pedidos foram voltados para a manutenção periódica da rodovia. O parlamentar explicou que desde a confirmação de federalização da Rodovia do Contorno no ano passado, fez o pedido por meio de ofício ao departamento além de pedir intervenção em uma área de erosão em trecho próximo à pista ao lado do trevo no bairro Jardim Vila Rica.
Investimentos
Em junho, o departamento confirmou a prefeitura de Volta Redonda que faria o investimento de R$ 200 milhões em obras e serviços na Rodovia do Contorno. Do valor total previsto, R$ 30 milhões serão aportados ainda em 2025.
Esses recursos serão utilizados em serviços emergenciais, mobilização, montagem do canteiro de obras e conclusão do projeto executivo. O restante do montante está incluído no PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) do Governo Federal e deverá ser liberado em 2026.
O projeto envolve a revisão da pavimentação, a fim de eliminar problemas crônicos, como o surgimento de líquido em determinados pontos da via, a construção de uma passagem superior - um viaduto - que reduzirá drasticamente o risco de acidentes e novas vias vicinais, para acesso a possíveis áreas de interesse comercial, com faixas de aceleração e desaceleração.