Por:

VR faz dupla homenagem a empresário com nome em viaduto e exposição

O empresário Porfírio Almeida ganha uma homenagem nesta quarta-feira (30) em Volta Redonda. A ação acontecerá em dois momentos: durante a inauguração do novo viaduto que ligará os bairros Voldac e Niterói, que levará o nome do empresário e depois, por meio de uma exposição com o título "Porfírio José de Almeida, dedicação à família e às obras estruturais", que será aberta para visitação no salão de entrada da Arena Esportiva Nicolau Yabrudi, que fica próxima ao viaduto.

- São homenagens mais que justas, pois o Porfírio foi um visionário e contribuiu muito para o progresso da cidade. Colocamos a nossa equipe à disposição da dona Marisa (esposa do empresário) para conceber esta exposição. Somos muito gratos a tudo que o Porfírio fez por Volta Redonda. Obrigado a família Almeida por acreditar em nossa cidade", afirmou o prefeito Antônio Francisco Neto, lembrando que a inauguração do viaduto conta com a presença do governador do estado do Rio, Claudio Castro.

Na mostra, aberta durante o evento de inauguração do viaduto da Voldac, é possível conhecer um pouco da história de vida de Porfírio, na vida familiar, e, principalmente, como empresário das grandes obras estruturais que realizou em várias partes do país.

O acervo para a exposição foi cedido pela família e selecionado pela viúva, Marisa de Souza Almeida. Serão apresentadas fotos e peças que trazem lembranças do empresário, principalmente, na administração da empresa de Terraplenagem Almeida e Filho, que foi fundada em janeiro de 1960, em Volta Redonda. A empreiteira foi responsável por executar inúmeras obras de asfaltamento e de infraestrutura em Volta Redonda e em muitos municípios brasileiros.

A curadoria da exposição ficou a cargo da assessora da Secretaria Municipal de Cultura (SMC) e coordenadora do Memorial Zumbi, Renata Ferreira. "Procuramos selecionar para a exposição parte do acervo do empresário que merece ser destacado. Em nossa primeira visita, vimos que realmente existe um cuidado no armazenamento e preservação de materiais raros que valem a pena serem mostrados para o público", disse a curadora.

Renata ainda conta que a mostra será composta de mais de 20 quadros, com as fotos das obras, peças de uso diário e de máquinas durante o trabalho de Porfírio, e um vídeo com depoimentos, que foi produzido especialmente para a exposição.

Agradecimentos

A viúva, Marisa Almeida, agradece, principalmente, ao prefeito Antônio Francisco Neto, que abraçou a ideia da exposição e aos profissionais da prefeitura, que tiveram participação ativa para que a homenagem pudesse ser realizada.

"O Porfírio possui um portfólio de obras de suma importância para o desenvolvimento do país, como nas infraestruturas das Rodovias Presidente Dutra, Anhanguera, Castelo Branco, BR-116, Mogi-Dutra, Mogi-Bertioga e na construção inicial do alto forno da Companhia Siderúrgica Nacional, e muitas outras obras pelo país", disse a viúva.