Por:

BM: Feirão Limpa Nome inicia quarta

Pasta de Ordem Pública pede para ignorar toque mas, moradores com medo, acataram | Foto: Divulgação/PMBM

A partir desta quarta-feira, dia 23, os moradores de Barra Mansa terão uma grande chance para renegociar dívidas com empresas de diferentes segmentos. O Feirão Limpa Nome vai acontecer até sexta-feira (25), das 9h às 18h, no campus da Nova UBM (Centro Universitário de Barra Mansa).

Com foco na recuperação do crédito e da saúde financeira dos cidadãos, o Feirão será promovido através de uma parceria da Prefeitura com o Cejusc (Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania), o Procon, o Sicomércio, a Aciap-BM, a OAB-BM e a Nova UBM.

Felipe Goulart, coordenador do Procon do município, ressaltou que as dívidas com as instituições participantes não precisam necessariamente estar negativadas. "Nosso principal objetivo é fazer os melhores acordos para os cidadãos, garantindo que voltem a ter crédito e possam voltar para o mercado de consumo. O Feirão vem para trazer dignidade aos cidadãos que têm algum débito em seu nome", disse.

Para a juíza e coordenadora do Cejusc de Barra Mansa, Dra. Anna Carolinne Licasalio, o Feirão Limpa Nome não é apenas uma ação voltada à renegociação de dívidas — é um gesto coletivo de reconstrução.

- Ao abrir caminhos para que tantas pessoas possam recuperar seu nome, sua autonomia financeira e a confiança em si mesmas, estamos também devolvendo dignidade e cidadania. Sabemos que por trás de cada CPF negativado existe uma história, uma dor, um imprevisto - afirmou.

Além de permitir a renegociação de dívidas diretamente com instituições credoras, o Feirão Limpa Nome vai oferecer orientação jurídica gratuita com apoio da OAB; consultas ao SPC/Serasa; encaminhamentos para educação financeira; mediação de conflitos com suporte do Cejusc e ações educativas com orientações práticas e distribuição de materiais informativos sobre consumo consciente e prevenção do superendividamento. Poderão ser renegociados débitos com a prefeitura e diversas empresas.