Por:

VR abre inscrições para oficinas de Inclusão Digital

Aulas começam na próxima segunda-feira (28) | Foto: Divulgação/PMVR

A prefeitura de Volta Redonda, por meio da Secretaria de Assistência Social (SMAS), abriu nesta segunda-feira (21), as inscrições para as turmas do segundo semestre de 2025 das oficinas de Inclusão Digital. Interessados devem procurar a unidade de Cras (Centro de Referência de Assistência Social) ou de Centro de Convivência mais próxima de casa ou o Centro Comunitário do bairro Roma, e ainda o Centro Oportunizar, da Secretaria Municipal da Juventude (Sejuv), na Vila Santa Cecília, que também é polo do programa. As oficinas gratuitas, voltadas para pessoas a partir dos dez anos de idade, começam na próxima segunda (28).

 

Importância das oficinas

Os inscritos podem optar entre turmas no turno da manhã e à tarde. A entrega de certificados está marcada para a primeira semana de dezembro, em cerimônia de formatura no Clube Comercial. A coordenadora de Inclusão Digital da Smas, Cláudia Villar, falou sobre a importância dos cursos para a população: "As oficinas de Inclusão Digital são uma oportunidade para que a população tenha contato com computadores e a internet, podendo transformar estes conhecimentos em bens culturais, sociais e emancipatórios", disse Cláudia.

Locais das aulas

Coordenadas pelo Departamento de Proteção Social Básica (DPB) da Smas, as aulas acontecem em 33 Cras, dois Centros de Convivência (Aero Clube e Siderópolis), no Centro Comunitário Roma e no Centro Oportunizar. Para se inscrever para as turmas, é necessário apresentar Documento de Identidade, CPF (Cadastro de Pessoa Física) do aluno ou responsável, e NIS (Número de Identificação Social). O curso, que tem as opções de Informática e Excel Intermediário, tem duração de cinco meses, com aulas uma vez por semana.