Por:

Trégua: Greve da Educação é encerrada em B. Mansa

Categoria aponta descumprimento de acordo | Foto: Divulgação/PMBM

Após uma reunião com o prefeito Luiz Furlani, realizada nesta quarta-feira (3), o Sindicato Estadual dos Profissionais da Educação de Barra Mansa (Sepe-BM) decidiu encerrar a greve da categoria. O impasse entre os professores e o poder público começou em abril deste ano, após os profissionais se sentirem prejudicados pela reforma na previdência dos servidores públicos de Barra Mansa, publicada em uma mensagem do Executivo que foi aprovada em primeira discussão.

Durante o encontro com o prefeito, foram levantados novamente todos os pontos de reivindicação do sindicato, e acordos puderam ser feitos entre as duas partes. Segundo a equipe do Sepe, o governo municipal se comprometeu com as seguintes ações: apresentar medidas de reajuste salarial até o fim deste mês, além de estudar a possibilidade de aumentar o valor do vale-alimentação; fazer a manutenção da carga horária de professores dos Anos Iniciais, respeitando a determinação do Plano de Cargos e Carreiras que direciona 1/3 desta carga horária para planejamento das aulas; conservar a carga horária atual dos Anos Finais e regulamentar esta carga por meio de um decreto; formar uma comissão para viabilizar as determinações do Plano de Cargos, Carreiras e Salários da categoria, com início em agosto; planejar a reposição dos dias de greve no calendário da educação, além de remunerar os profissionais que foram descontados durante esse período; entre outras ações firmadas.

 

Reforço do quadro

O secretário pontuou ainda que a contratação é mais um passo para fortalecer a saúde do município e oferecer um atendimento mais digno à população . "A expectativa, com o reforço no quadro de especialistas, é ampliar a capacidade de atendimentos e reduzir o tempo de espera, melhorando a qualidade de vida das famílias que dependem do nosso serviço", concluiu. Os profissionais interessados devem possuir diploma de especialização e procurar a coordenação, na Secretaria de Saúde, localizada no prédio da prefeitura.

Atuação na Saúde

A partir de 1º de julho, a Prefeitura de Rio das Flôres ampliou sua atuação em saúde por meio de convênio de cogestão da Atenção Primária à Saúde com a Fundação Educacional Dom André Arcoverde. A parceria envolve 84 colaboradores que atuarão em quatro equipes da Estratégia Saúde da Família e nove subunidades de saúde no município. "Esse convênio é fruto de muito diálogo e empenho da nossa gestão, sempre em busca de parcerias que tragam melhorias reais para a população", disse o prefeito.