Uma reunião na noite dessa quarta-feira (7), na Secretaria Municipal de Cultura (SMC), definiu o esquema de segurança a ser adotado no tradicional Encontro de Folias de Reis de Volta Redonda, que acontece neste sábado (10), a partir das 10h, na Ilha São João. O planejamento reuniu representantes das 22 jornadas de Folia de Reis e da Secretaria de Ordem Pública (Semop), da Guarda Municipal, das polícias Civil e Militar e da Operação Segurança Presente.
O evento é gratuito e contará com a presença de policiais militares e guardas municipais que farão a segurança no entorno e no interior da Ilha São João. O ônibus da Ordem Pública, dotado de um sistema de monitoramento e que funciona como um Ciosp (Centro Integrado de Operações de Segurança Pública) móvel, também será usado para captar imagens de toda a área de interesse dos órgãos de segurança.
Representando o secretário Coronel Henrique, o subsecretário de Ordem Pública, subtenente Amauri Pego, destacou que a ideia é repetir o modelo de sucesso que vem sendo adotado nos últimos anos em Volta Redonda, garantindo a realização do evento de forma segura e sem qualquer ocorrência.
"Desde a criação da Semop, em 2021, instituímos um rigoroso protocolo para a realização de eventos na cidade, que inclui reuniões prévias com organizadores e planejamento meticuloso com todas as forças de segurança, minimizando os riscos e as ocorrências de transtornos em grandes aglomerações. E esse planejamento integrado tem dado certo, inclusive com a participação das Jornadas de Folia de Reis. É como o nosso secretário gosta de frisar: 'Não existe sucesso na segurança pública sem a participação da sociedade'. Que as pessoas possam prestigiar o evento com um espírito amistoso", disse Amauri.
O subsecretário de Cultura, Frederico Paschoeto, também atribuiu o sucesso recente das apresentações das Jornadas de Folia de Reis aos planejamentos prévios. "Todo e qualquer evento hoje em Volta Redonda é realizado com um planejamento de segurança. Isso nos ajuda", disse.