Por:

Especialista orienta sobre como organizar finanças e alcançar metas com equilíbrio

Depois das comemorações de fim de ano, é hora de desfazer as malas e retomar a rotina. São 365 novas oportunidades para realizar projetos e colocar os planos em prática. Mas o início do ano também traz um pacote de responsabilidades já conhecidas: IPTU, IPVA, licenciamento do veículo, seguro, matrícula escolar e outras despesas que acompanham o calendário.

Mesmo assim, o desafio vai além de pagar as contas: quase metade dos brasileiros ainda não tem uma reserva financeira. Segundo pesquisa do Datafolha, 59% afirmam se organizar com o dinheiro, mas 43% admitem não ter nenhuma economia guardada. Surge então a dúvida: será que existe um roteiro certo para seguir quando o assunto é planejamento financeiro anual?

Christian Maycon de Cristo, assessor de investimentos da Sicredi Vanguarda PR/SP/RJ, destaca que o primeiro passo é entender o que realmente faz sentido dentro da realidade de cada pessoa. "Não adianta definir metas que não cabem na rotina ou que dependem da sorte. O ideal é iniciar analisando a renda e o custo de vida, e pensar no que é possível manter mês a mês, sem comprometer o orçamento. Quando a meta está em sintonia com o nosso momento de vida, ela deixa de ser um peso e se transforma em um compromisso", ressalta.

Cinco hábitos para colocar em prática

Manter as contas em dia e o orçamento equilibrado pode ser mais simples do que parece. O segredo está em adotar pequenas ações no dia a dia que ajudam a ter mais clareza sobre o dinheiro que entra e sai, e transformar o planejamento financeiro em um hábito. Confira cinco passos para começar a organizar suas finanças com segurança.

? Use o que funciona para você: aplicativos, planilhas ou até anotações simples, o importante é que seja algo prático e fácil de manter na rotina.

? Separe uma conta para cada objetivo: tenha uma conta exclusiva para a reserva financeira, outra para imprevistos e, se possível, uma para oportunidades de investimento.

? Automatize o processo: programe aplicações automáticas na conta corrente. Assim, o hábito de poupar acontece sem esforço.

? Revise o extrato mensalmente: reserve um momento no fim do mês para revisar gastos e receitas e entender para onde o dinheiro está indo.

? Priorize a constância: mais do que a ferramenta utilizada, o segredo é criar o hábito de olhar para as finanças com frequência. A regularidade faz toda a diferença nesses casos.