Por Lanna Silveira
Após um ano recheado de lançamentos, o DJ e produtor musical Jaca Beats lançou o EP HardGroove di Cria no fim de novembro. Com um total de seis faixas — com quatro disponíveis em todas as plataformas de streaming e duas lançadas apenas no Bandcamp —, a coletânea apresenta a pesquisa do DJ acerca do subgênero "hardgroove", que é uma vertente do techno, em fusão à energia do funk carioca.
As faixas do EP vinham sido trabalhadas por Jaca desde o início do ano: inicialmente, como produções experimentais para serem tocadas em seus DJs sets. A ideia de compilar as faixas em um álbum surgiu quando Jaca percebeu que aquela sonoridade fluía nas pistas de dança e tinham potencial para serem lançadas oficialmente. O direcionamento musical de Jaca para o hardgroove partiu da influência de DJ sets da dupla irlandesa Samba Boys, formada pelos DJs Kettama e Tommy Holohan, além do trabalho do DJ australiano Ned Bennett. O artista também notou a popularidade do gênero nas pistas de dança europeias e nacionais.
Durante a elaboração das faixas, Jaca decidiu unir as influências internacionais às suas referências brasileiras, trazendo marcas de estilo clássicas do funk - que é o gênero que dá base a todo processo criativo do DJ. Para Jaca, o hardgroove, especificamente, é um estilo que "tem a cara do brasil" por trazer uma sonoridade "bagunçada": o ritmo tem como características de base o uso de percussão em batidas fortes, com grooves intensos, e batidas aceleradas, que são ideais para a construção de faixas dançantes.
O objetivo principal do EP, assim como de todas as demais produções de Jaca, é oferecer novas faixas a serem tocadas por outros DJs. "Eu sempre gosto de ver minhas músicas tocando bem na pista. Isso, para mim, é o essencial; é o que me move a continuar produzindo", explica.
Ano de lançamentos
O "HardGroove di Cria" representou o fechamento de um ano musicalmente agitado para Jaca: além de ter soltado um single por mês desde agosto, o artista lançou o álbum "Jaca House Beijos" — que apresenta sonoridade distinta à do "HardGroove" — durante o mês de abril. Enquanto seu último EP apresenta pesquisas e produções musicais construídas ao longo de 2025, "House Beijos" é um compilado de faixas que vinham sido criadas por Jaca desde 2020 e nunca haviam sido lançadas.
— Eu estava com umas 47 músicas acumuladas em muitos anos e já estava querendo muito soltar um novo álbum, porque estava desde 2020 sem lançar nada. O [público] também já estava pedindo um álbum há bastante tempo, porque eles gostaram bastante do Jaca I [último álbum lançado por ele, até o momento]. Resolvi pegar esse catadão de músicas, fazer uma curadoria maneira e soltar como álbum.
Jaca já tem planos para 2026: um novo álbum, de sonoridade variada e com a colaboração de vários artistas, já está em processo de produção, e existem faixas de funk e house prontas para virem ao mundo.