Por:

A cor e a poesia dos rios

Por Lanna Silveira

O coletivo teatral Sala Preta, que atua em Barra Mansa, apresentará o espetáculo "Qual a cor do Rio?" neste fim de semana, dias 28 e 29 de novembro. As sessões gratuitas acontecerão na Sala de Espetáculos Lurdinha Chiesse (Tulhas), no Parque da Cidade.

O espetáculo, dirigido por Bianco Marques com assistência de Carol Cupertino, foi elaborado durante todo o ano de 2025 em um processo de criação colaborativa entre os alunos do curso Sala Preta. A pesquisa realizada pelo coletivo investigou todas as implicações sociais e políticas que existem na relação do ser humano com os rios, passando por aspectos como a vivência das populações ribeirinhas e todas as crenças formadas acerca desses corpos d'água.

Todo o material artístico construído pelo grupo ao longo do ano - como relatos, poesias e improvisos - serão consolidadas em "Qual é a cor do Rio?", cuja narrativa apresentará um conjunto de lendas, histórias e fatos sobre o Rio Paraíba do Sul. Os atores em cena personificarão a expressividade e o fluxo do rio de maneira poética, por meio de falas e, especialmente, pela linguagem corporal.

Sinopse

O rio Paraíba do Sul percorre a região sudeste e abastece cerca de 13 milhões de pessoas. Seu nome, em Tupi, significa "rio ruim, difícil de navegar". Os Puris o chamam "Banani, rio sinuoso". Nós olhamos para esse rio sobrevivente que corta nossas cidades e cruza nossas rotinas. Buscamos descobrir mais sobre suas cores, histórias, temas e canções.