Por Lanna Silveira
A terceira edição da Dance Music Therapy - um evento de celebração e experimentação musical criado recentemente na região - acontece em Barra Mansa neste sábado (15), das 16h30 às 22h. As informações sobre compra de ingressos, assim como o local de realização da festa, são oferecidas diretamente pelo Instagram do evento (@dancemusictherapyy), como uma forma de garantir a familiaridade do evento e oferecer um ambiente propício para a conexão através da música e da dança.
A Dance Music Therapy foi criada pelos DJs e produtores culturais Gabriela Torres e Vinícius Motta - também conhecidos como Asajj e Afterniv. A iniciativa surgiu da admiração de seus organizadores pela música, além do desejo de vivenciá-la de diferentes formas. A inspiração para criar seu próprio evento musical partiu da atmosfera da pista de dança de festas regionais como a Swave - que Gabriela e Vinícius frequentam assiduamente -, além do clima de integração de DJs sets publicados por canais do YouTube como "Book Club Radio", "Crab Culture" e " 1 Baile". Para fazer o projeto acontecer, ambos estudaram sobre discotecagem e mixagem de som e compartilharam a iniciativa com amigos que nutriam o mesmo amor pela música.
Hoje, a equipe da DMT também conta com Iago Soarez, que atua como produtor executivo, e João Gabriel Sales, que cuida de tudo que se relaciona à estética do evento.
A proposta da DMT é promover um ambiente seguro e confortável para que o público se entregue completamente à música, podendo dançar livremente, se conectar com pessoas queridas, conhecer pessoas novas e expressar sua individualidade. Cada edição do evento pretende trazer diferentes propostas de discotecagem, com DJs que exploram diversos estilos e gêneros musicais - mantendo, como ponto de ligação, as vertentes da música eletrônica.
Gabriela e Vinícius também pretendem usar o evento como uma plataforma de visibilidade aos artistas da região: seguindo a mesma ideia que inspirou a criação do evento, todos os DJ sets performados na DMT são postados em um canal do YouTube.
— O formato da gravação, na qual os DJs estão de frente para a câmera e de costas para a pista, reflete [a busca pela visibilidade do DJ]. Na festa, o artista não está em foco, mas sim sua arte, que também faz parte da pista de dança. No YouTube, o foco principal é nele e em como sua arte se reflete no público — explica Gabriela.