Por:

Celebração afro-brasileira

Por Lanna Silveira

O Capivale Festival chega a sua 5° edição em Barra do Piraí em duas datas: neste sábado (4), e no dia 16 de novembro. A celebração deste fim de semana começa a partir das 19h, no Clube Brasil (localizado na Rua Pref. Iago José de Castro Valério, n° 1261 - Oficina Velha). A proposta do evento é celebrar a cultura afro-brasileira em suas diversas expressões culturais. A entrada do evento é gratuita, mas os ingressos precisam ser retirados antecipadamente pela plataforma virtual Sympla.

A programação musical da festa será aberta com uma apresentação do Jongo de Quintal - grupo de Dorândia, formado majoritariamente por mulheres negras, que se dedica a celebrar a tradição ancestral do "jongo" - dança de origem africana típica da região sudeste. Em sequência, o artista Kaio Filipe se apresenta, com um repertório que traz músicas da MPB explorando ainda o jazz, blues e soul. Fechando a noite, o grupo Juremeiros traz um repertório de samba raiz, cantando sucessos de nomes como Cartola, Dona Ivone Lara, Martinho de Vila e Beth Carvalho. Entre cada atração principal, haverá discotecagem com a DJ Saruman, que irá preparar sets multigênero que transitam pelo R&B, baile charme e outros. A festa também terá a presença do grupo de Capoeira do Mestre Meduza, do grupo Samba do Virote e do cantor Juninho Kakurê.

Esta será a primeira edição do evento a receber incentivo municipal, contando com o apoio da Prefeitura de Barra do Piraí, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, e da Política Nacional Aldir Blanc, do Ministério da Cultura.