A cidade de Angra dos Reis recebeu, a partir da última quinta-feira, 12 de março, a feira de negócios Desenvolve RJ - Edição Costa Verde, realizada no Iate Clube Aquidabã, na Praia do Anil. O evento seguiu até sábado, dia 14, reunindo empresários, empreendedores, investidores e representantes de instituições públicas e privadas em uma programação voltada ao fortalecimento da economia regional.
Proposta da iniciativa
A iniciativa foi promovida pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro e contou com o apoio da Prefeitura de Angra dos Reis, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico. A proposta foi estimular o empreendedorismo, ampliar o diálogo entre os diversos setores produtivos e fomentar novas oportunidades de desenvolvimento para a Costa Verde.
Abertura do evento
A abertura do evento contou com a presença do secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços, Vinícius Farah, além de autoridades estaduais e municipais, reforçando a importância da iniciativa para o fortalecimento do ambiente de negócios na região.
Nova oportunidades
Para o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Essiomar Gomes, sediar a edição regional do Desenvolve RJ representa um importante passo na construção de novas oportunidades para Angra dos Reis e para toda a Costa Verde.
"A realização do Desenvolve RJ em Angra dos Reis representa um momento importante para fortalecer o ambiente de negócios e avançar na construção de oportunidades para nossa cidade e para toda a região. Ao aproximar empresários, instituições e empreendedores, criamos condições favoráveis para novos investimentos, geração de empregos e desenvolvimento econômico", destacou o secretário.
Programação
A programação da feira incluiu palestras, painéis temáticos e apresentações de instituições que atuam no apoio ao empreendedorismo e ao desenvolvimento econômico. Entre os temas abordados estiveram reforma tributária, incentivos fiscais, acesso a crédito e políticas públicas voltadas ao fortalecimento do setor produtivo.
Na programação de abertura, o secretário municipal de Planejamento e Gestão, André Pimenta, ministrou a palestra "O Impacto das PPPs e Concessões no Desenvolvimento das Cidades".
"Este é um evento que promove o desenvolvimento da cidade por meio das atividades econômicas, permitindo que o município, em parceria com o Estado, ganhe ainda mais impulso e gere resultados positivos", destacou André.
Destaques do evento
Participaram da programação instituições como o Conselho Regional de Contabilidade (CRC), a Companhia de Desenvolvimento Industrial do Estado do Rio de Janeiro (CODIN) e a AgeRio, que apresentam orientações, programas de incentivo e linhas de financiamento voltadas ao crescimento dos negócios.
Outro destaque foi o Encontro da Rede Empreendedora RJ, que aconteceu na sexta-feira, dia 13, e reuniu lideranças e representantes de movimentos empreendedores para debater estratégias de fortalecimento do empreendedorismo regional.
Salão do Empreendedorismo
Durante os três dias de evento, o público também pôde visitar os estandes e o Salão do Empreendedorismo, espaços destinados à exposição de negócios, networking e troca de experiências entre empreendedores e investidores.
A Sala do Empreendedor de Angra dos Reis também participou da feira, oferecendo atendimento aos microempreendedores, com orientações sobre serviços, apoio ao desenvolvimento dos pequenos negócios e esclarecimento de dúvidas.