Por:

Angra inicia ano letivo com revitalizações de escolas

A prefeitura de Angra dos Reis inicia o ano letivo de fevereiro de 2026 com cinco importantes entregas na área da Educação, reforçando os investimentos na ampliação de vagas, na modernização da infraestrutura escolar e na melhoria das condições de aprendizagem dos estudantes da rede municipal. A agenda inclui inaugurações de novas unidades, ampliações e revitalizações, contemplando diferentes regiões do município.

Na terça-feira, 3 de fevereiro, às 10h, será inaugurado o novo prédio da Escola Municipal Morada do Bracuí, na região do Bracuí. A unidade conta com 12 salas de aula climatizadas e capacidade para 720 alunos, além de Ambiente de Desenvolvimento e Integração (ADI) (parquinho), laboratório de informática, biblioteca, auditório, cozinha e refeitório.

No mesmo dia, às 15h, também no Bracuí, será inaugurado o CEMEI Bracuí II, voltado à educação infantil. Com sete salas climatizadas e ADI, terá 350 novas vagas para a educação infantil na região, organizadas em 14 turmas de 25 alunos.

"Estamos falando de investimento direto no futuro da cidade. Cada nova sala, cada unidade revitalizada, representa mais oportunidade, dignidade e qualidade no aprendizado das nossas crianças. Angra segue avançando com responsabilidade, ampliando vagas e garantindo uma estrutura cada vez melhor para estudantes e profissionais da educação", destacou o prefeito Cláudio Ferreti.

Na quarta-feira, 4 de fevereiro, às 10h, será entregue a ampliação da Escola Municipal Cecília Mara, no Grataú. A unidade passou por reforma, climatização de todos os ambientes e construção de duas novas salas. Com a intervenção, a escola passa a contar com cinco salas e ADI, ampliando sua capacidade para 240 alunos, um acréscimo de 120 novas vagas.

Na quinta-feira, 5 de fevereiro, às 10h, será entregue a revitalização do Centro Educacional de Tempo Integral (CETI) Escola Municipal de Educação Empreendedora General Silvestre Travassos, na Praia de Araçatiba, na Ilha Grande. A unidade recebeu reforma e revitalização, implantação de ADI, climatização dos ambientes, troca de porcelanato, além de pintura e pastilhamento das paredes.

Também na quinta-feira, às 16h, serão entregues a revitalização e a nova quadra coberta do Centro Educacional de Tempo Integral (CETI) Escola Municipal de Educação Empreendedora Frei João Moreira, na Enseada.

"Essas entregas mostram que estamos cuidando da rede como um todo: ampliando o acesso, qualificando os espaços e garantindo ambientes mais adequados ao processo de ensino e aprendizagem. A climatização, os novos ADIs e as melhorias estruturais impactam diretamente no desenvolvimento dos nossos estudantes", ressaltou o secretário de Educação, Juventude e Inovação, Paulo Fortunato.