A Prefeitura de Angra dos Reis e a Câmara Municipal intensificaram, na manhã desta segunda-feira, 5 de janeiro, o diálogo com a concessionária Enel, para enfrentar os recorrentes problemas de fornecimento na cidade, especialmente na região do Bracuí. A área, que concentra mais de 20 mil moradores, vem sofrendo com quedas constantes de energia, situação que afetou diretamente o funcionamento da Estação de Tratamento de Água (ETA) e agravou o sofrimento da população nos últimos dias.
Em cerca de uma hora de reunião, o prefeito Cláudio Ferreti, o presidente da Câmara, Jorginho Brum, demais vereadores e o presidente da Enel Distribuição Rio, Francesco Moliterni, discutiram não apenas os problemas, mas, principalmente, as soluções imediatas e estruturantes para reduzir os impactos no dia a dia dos moradores.
Como resposta emergencial, a concessionária informou que já colocou 20 equipes em campo para inspeção da rede elétrica em Angra dos Reis e anunciou a instalação de um novo gerador, que vai garantir o funcionamento da ETA do Bracuí mesmo em casos de interrupção no fornecimento de energia.
— Estamos em diálogo permanente com a Enel, cobrando ações concretas. Sabemos do sofrimento dos moradores, especialmente quando a falta de energia afeta algo tão básico quanto o abastecimento de água. Hoje recebemos a confirmação de medidas imediatas e de um plano de ações para evitar que essa situação se repita — afirmou o prefeito Cláudio Ferreti.
Além das ações emergenciais, ficou definido um plano de investimentos com medidas corretivas e preventivas, incluindo poda de árvores, revisão de ramais e modernização da rede. A pedido do prefeito, também será criado um grupo de acompanhamento, com representantes do Executivo, do Legislativo, da sociedade civil e da concessionária, para garantir transparência, diálogo contínuo e retorno claro à população.
Para o presidente da Câmara, vereador Jorginho Brum, a união institucional é fundamental neste momento.