A Prefeitura de Mangaratiba anunciou dois novos investimentos na Saúde e na Educação municipais durante esta semana. O primeiro deles é a assinatura de um contrato com a Caixa Econômica Federal que garante cerca de R$ 2,9 milhões em recursos federais para a construção da Clínica de Olhos da cidade. A unidade especializada vai atuar como um centro completo de atenção oftalmológica e ampliar o acesso da população a serviços especializados.
O equipamento irá oferecer consultas e exames diagnósticos de alta complexidade, como tomografia, topografia, paquimetria, angiografia ocular e ultrassonografia, além de contar com um centro cirúrgico para a realização de pequenas cirurgias, salas de recuperação pós-anestésica, áreas de apoio, recepção, setores administrativos e estrutura completa de apoio técnico.
Além de um projeto moderno, com total de 505 metros quadrados, toda a concepção arquitetônica atende às exigências da Anvisa, do Ministério da Saúde e às normas de acessibilidade.
A assinatura do contrato marca o início do processo formal para a implantação da unidade, que seguirá agora para a fase de cumprimento das exigências técnicas e documentais previstas, etapa necessária para a autorização do início das obras.
O prefeito Luiz Cláudio Ribeiro acredita que a clínica representará um avanço histórico para a saúde pública de Mangaratiba. "A Clínica de Olhos nasce com a missão de garantir acesso integral à saúde visual. O espaço vai mudar a realidade da nossa população, zerando a fila de atendimentos e evitando que as pessoas precisem sair da cidade para buscar consultas, exames e pequenas cirurgias. É dignidade, cuidado e respeito com quem mais precisa. Estamos estruturando uma rede mais resolutiva, moderna e humana, com profissionais qualificados e equipamentos modernos", completou o prefeito.
Educação
Outro anúncio, feito pela Secretaria de Educação de Mangaratiba, é de que a Escola Municipal de Educação Especial Emanuela Ribeiro de Souza, unidade de ensino voltada a alunos com deficiência, passará a oferecer o Ensino Fundamental II (6º ao 9º ano) a partir deste ano letivo. A iniciativa tem como objetivo fortalecer a educação no município e ampliar as oportunidades de aprendizagem em um modelo cada vez mais inclusivo.
Com a implantação do 2º segmento do Ensino Fundamental, a unidade contará com a abertura de 30 novas vagas, o que também possibilitará a ampliação do número de vagas para o Ensino Fundamental I (1º ao 5º ano), garantindo a continuidade do processo educacional dos alunos dentro da própria rede municipal.
A Prefeitura destaca que pais e responsáveis interessados em matricular seus filhos devem procurar a unidade escolar ao longo do mês de janeiro para obter informações sobre o processo de inscrição para o ano letivo.