Por Redação
O prefeito de Paraty, Zezé Porto, fez um comunicado neste último sábado (03) direto do seu gabinete na prefeitura sobre o grave problema no fornecimento de energia elétrica na cidade, em pleno auge do turismo local e também do verão. Em vídeo publicado nas redes sociais, ele afirmou ter feito uma videoconferência sobre a concessionária Enel, que prestas os serviços para a cidade.
A reunião extraordinária contou com a participação do Secretário de Estado do Ambiente e Sustentabilidade (SEAS-RJ), Bernardo Rossi, do Secretário-Chefe da Casa Civil, Nicola Miccione, e o presidente da Enel, Franceso Moliterni.
No encontro, foi debatida uma melhoria no fornecimento de energia elétrica no município bem como uma solução imediata para a questão, que já vem se arrastando por cerca de um ano. Segundo o prefeito, a situação é de prejuízos diretos ao comércio e à cidade como um todo, especialmente em períodos de maior movimento.
- Como é de conhecimento de vocês, a concessão da Enel é do Governo Federal. Mas cabe a nós, enquanto governantes, estar cobrando. E nós estamos durante um ano inteiro de 2025 cobrando: entramos na Justiça, fizemos diversas reuniões com o presidente da Enel, estivemos em Brasília para uma audiência pública no Congresso Nacional e, infelizmente, a situação vem a cada dia se agravando - pontuou o prefeito.
Ainda de acordo com Zezé, a empresa fez a implementação de uma cerca de quatro geradores em uma subestação para aumentar a capacidade da rede elétrica para reforçar a sustentação da energia. Uma delas, inclusive, sendo instalada no próprio Centro Histórico, que naturalmente possui maior movimento, mas ainda não tem sido suficiente.
- Determinei aos nossos procuradores e, nesta terça-feira, em que a Justiça volta do recesso, que entrem com uma nova ação não só por perdas e danos coletivos, mas também como ação criminal contra a empresa Enel. Não vamos nos omitir, nem aceitar desculpas - concluiu o prefeito.