Por:

Itaguaí reconhece e premia destaques da cultura em 2025

Por meio da Secretaria Municipal de Cultura, a prefeitura de Itaguaí realizará a segunda edição do evento Semeadores de Cultura, iniciativa criada para reconhecer, valorizar e premiar artistas, coletivos e manifestações culturais que se destacaram ao longo do ano de 2025 no município.

O evento, que teve sua primeira edição realizada em 2024, consolida-se como uma importante ação de reconhecimento da cena cultural local e evidencia trajetórias, projetos e iniciativas que contribuem diretamente para o fortalecimento da identidade cultural de Itaguaí.

A cerimônia acontecerá no dia 17 de dezembro, às 18h, na Casa de Cultura Marise Moreira de Brito, e irá homenagear representantes de diferentes linguagens artísticas, áreas de atuação e segmentos culturais.

Premiados da
edição 2025

Nesta edição, vão receber homenagens: Academia de Letras de Itaguaí; Yan Lopes; Paulo Alexandre; Caroline Costa; Luana Paiva; Doroti Cercato; Aline Lourenço; Regina Esteves; Família Aparecida Azedo; Crazy Masters Crew; Rede Confluência; Batalha da Costa; Le Cadee Produções; Cia Casa Verde; Balbúrdia Studios; Saberes de Maria; Orquestra Jovem Itaguaí; Raquel Neto; Jacqueline Akalo; EduCação; Neide Santiago Gomes (in memoriam, artesã).

A homenagem póstuma à artesã Neide Santiago Gomes reconhece sua trajetória, dedicação e contribuição significativa para o artesanato e a cultura de Itaguaí, mantendo viva sua memória e legado junto à comunidade cultural.

Mais do que uma premiação, o Semeadores de Cultura tem como objetivo incentivar, dar visibilidade e reconhecer publicamente o trabalho de agentes culturais que atuam na formação, produção e difusão da cultura no município.

Sem barricadas

Aliás, o Governo do Estado do Rio de Janeiro realizou nesta segunda-feira (15) mais uma etapa da Operação Barricada Zero em Itaguaí. O foco foi na remoção de barricadas quanto na manutenção de vias já desobstruídas, para evitar a reinstalação de bloqueios.

- A remoção das barricadas é parte de uma política permanente de enfrentamento ao crime. Não é ação pontual. Nosso trabalho é constante e estruturado para garantir que o cidadão tenha sua comunidade de volta - destacou o governador Cláudio Castro.

Somente na última sexta-feira (12/12), a Operação Barricada Zero retirou 230 toneladas de materiais usados em barricadas em três municípios fluminenses. Nesta semana, o volume já soma 1.385 barricadas removidas. Desde o início da operação, o total ultrapassa 5.260 toneladas de entulho retiradas das ruas do estado.