A prefeitura de Angra dos Reis, por meio do Instituto Municipal do Ambiente (Imaar), iniciou seu ciclo de Oficinas de Educação Ambiental do Programa Municipal de Educação Ambiental de Angra dos Reis (Promea), mobilizando cerca de 200 participantes no município. A iniciativa mobiliza três temas: Plano Nacional de Educação, mudanças climáticas e racismo ambiental.
Oficinas realizadas em abril
Seis oficinas de educação ambiental integradas ao Promea foram feitas no último mês de abril. As atividades aconteceram em dois locais distintos: quatro oficinas foram voltadas para alunos do Colégio Estadual Pereira Carneiro, no São Bento, e as outras duas ocorreram no próprio Imaar, no Centro, destinadas a estagiários. As formações promoveram reflexões e práticas voltadas à conscientização ambiental e à geração de agentes multiplicadores no município.
Objetivo do Promea
O Promea busca orientar a realização de atividades de educação ambiental em Angra, definindo os temas a serem abordados com base na demanda do público-alvo e nas necessidades locais. O programa estabelece metas, identifica pontos de maior fragilidade na região e determina ações prioritárias a serem implementadas.
A iniciativa está alinhada com a Lei Estadual nº 3.325/1999, que institui a Política Estadual de Educação Ambiental, e a Lei Municipal nº 1.965/2008, que regulamenta o Código Ambiental do Município de Angra dos Reis.