Por: Da Redação

Carnaval leva folia e música para Itatiaia e Penedo

A Prefeitura concluiu a programação do Carnaval Folia em Família 2026, realizado na Rua Pastor Augusto Tavares Corrêa (Rua da Feira), atrás da Prefeitura. Na segunda-feira (16), último dia de evento, Andersom Cunha e Os Forasteiros subiram ao palco a partir das 17h, encerrando a folia com muita música e animação para toda a família.

O evento contou com uma estrutura organizada para oferecer conforto e segurança ao público, com atuação da Guarda Civil Municipal e da Polícia Militar, além de ambulância para atendimentos de emergência. O espaço dispôs de banheiros químicos, incluindo unidades adaptadas, serviço de limpeza urbana após a programação e área com brinquedos infláveis para as crianças.

Em Penedo, na segunda-feira (16), o Música em Penedo foi encerrado com show de Pedro Guedes, a partir das 19h. O evento contou com esquema de segurança, ambulância e serviço de limpeza urbana após o encerramento das atividades.

Conscientização

A programação de Carnaval foi marcada por muita animação e também por ações de conscientização nos eventos do Centro de Itatiaia e Penedo.

A equipe da Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres esteve presente tanto no "Música em Penedo" quanto no "Folia em Família", reforçando a importância de um Carnaval seguro, com respeito às mulheres. A ação levou orientação ao público, fortalecendo a mensagem de que diversão e respeito caminham juntos.

Ponto facultativo

Vale lembrar que a prefeitura decretou ponto facultativo até esta quarta-feira (18). As repartições públicas vão retomar com os atendimentos normalmente na quinta-feira (19). Os serviços considerados essenciais continuarão funcionando normalmente, como o Hospital Municipal e o Posto 24h de Penedo.

As USFs da Vila Flórida e de Maromba irão funcionar em horário especial para consulta médica e enfermagem nesta quinta-feira (19). Na USF Vila Flórida, das 8h às 13h, e na USF Maromba, das 8h às 16h.

A coleta de lixo acontecerá normalmente, conforme o cronograma de cada bairro. E na região de Maromba, Maringá e Vales haverá coleta de lixo extra nesta quarta-feira (18).

A Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos manterá o plantão de emergência para orientação do benefício eventual funerário pelo telefone (24)99853-7677.